A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios aos empresários brasileiros de diferentes regiões do País. Mas em meio às incertezas, há sempre aqueles que visam boas oportunidades de negócios. Este foi o caso da franqueada da 5àsec, Leandra Bisi, que implantou quatro lojas da maior rede de lavanderias do Brasil nos supermercados Formosa, sendo três em Belém e um em Ananindeua, no estado do Pará. A expansão por meio do conceito store in store, ou seja, loja dentro da loja, já é uma prática usual da 5àsec. A franqueada fez uma parceria para ingressar na rede de supermercados e disponibilizar aos clientes do empreendimento os serviços de lavanderia. A abertura foi rápida, em tempo recorde, já que em menos de 20 dias o atendimento aos clientes começou a ser realizado.
As principais vantagens de se investir em um ponto como este é contar com alto fluxo de pessoas que já estão acostumadas e buscam por um padrão de produtos e serviços. “Aqui em Belém, todos conhecem o supermercado Formosa, por se tratar de um negócio renomado e de credibilidade, com alta visibilidade e fluxo intenso de pessoas. Ou seja, estamos falando de uma marca bem posicionada no mercado. Era a oportunidade perfeita de investir na expansão da 5àsec, abrindo mais quatro lojas do modelo Express, recentemente lançado pela franqueadora, que são um pouco menores e contam com maquinários reduzidos, mas operação completa. Ter à disposição este formato de negócio facilitou a abertura de quatro de unidades de uma só vez, por se tratar de uma estrutura mais enxuta e econômica. Investir neste cenário possibilitou uma negociação mais atrativa com os fornecedores, por conta do momento que estamos passando. Então foi um investimento bem vantajoso do ponto de vista estratégico”, revela a franqueada da 5àsec, Leandra Bisi.
Desde 2019, a empresária vinha programando abrir mais uma loja padrão da rede. Por isso, além de poupar verba para este projeto, Leandra também estava comprando aos poucos maquinários, material interno e insumos para quando decidisse abrir a unidade. Mas com o surgimento de quatro espaços estratégicos na rede de supermercados Formosa, que já tem uma clientela fiel e forte na região onde atuam, ela decidiu utilizar toda estrutura que já havia comprado e o dinheiro que foi poupado para abrir quatro lojas em vez de uma. “Os pontos de operação foram reformados e adaptados aos padrões da 5àsec para recebermos o público em tempo recorde. Fizemos isso para atender a alta demanda dos consumidores que frequenta os supermercados, pois esse tipo de empreendimento conta com um fluxo de pessoas bem interessante. Acredito que teremos muita visibilidade e um retorno positivo”, explica a franqueada que passa a contar com oito unidades da marca em operação, sendo sete em Belém e uma em Ananindeua, no Pará.
Para ingressar na rede, a 5àsec dá diferentes opções de modelos de negócios, como loja padrão (operação completa), loja satélite (com maquinário reduzido), loja Express (espaço menor e maquinário reduzido), pontos de coleta que apenas reúnem as peças a serem lavadas e repassam para outros pontos de operação da rede, de um mesmo franqueado, e os lockers, mais conhecidos como armários digitais que podem ser implantados em condomínios comerciais ou residenciais. No contexto atual, poucos empreendedores estão arriscando investir e expandir suas operações. Indo na contramão, a estratégia de expansão da 5àsec reforça a força da marca que tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 442 pontos de operação, além de ser reconhecida internacionalmente e estar presente em 34 países.
“Estamos com pensamento otimista para os próximos anos, após o lançamento do formato Express, com investimento menor de R$ 190 mil que permite o ingresso na rede, e com novas parcerias firmadas. O segmento de franquias é um dos mais seguros e que mais crescem no Brasil, por todo suporte, know-how e apoio dado pelas franqueadoras em qualquer momento. Por meio de um modelo formatado e testado no mercado, quem deseja abrir o próprio negócio pode apostar em um plano de negócio rentável, ainda mais quando exploramos parcerias com grandes empresas do mercado, como é o caso do Grupo Formosa”, finaliza o CEO 5àsec Brasil, Fabio Roth.