Dando continuidade ao plano de expansão, a 5àsec anuncia a primeira unidade da marca em Niterói, no Rio de Janeiro. A maior rede de lavanderias do Brasil implantou a primeira loja em novembro, mas já estão fechados dois novos pontos de operação que serão inaugurados em 2019. A estratégia de explorar novas regiões no estado utiliza como base dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que apontam que o Rio de Janeiro faturou, no segundo trimestre de 2018, R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 3,1% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2017. Além disso, se compararmos o segundo trimestre com os três primeiros meses de 2018, há um crescimento de faturamento de 13,8%.
As três unidades serão de responsabilidade do franqueado Sérgio Luiz Zamprogno da Costa. O empreendedor é formado em Engenharia Civil e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). “Sempre atuei no mercado de Engenharia, nas áreas de Imobiliária, Energia e Infraestrutura, tanto no Brasil quanto no exterior. Tomei a decisão de sair do emprego atual para investir em um novo ciclo de desafios, buscando negócios para empreender no estado do Rio de Janeiro. Decidi optar por uma franquia, pois contamos com o apoio da franqueadora que já tem experiência e conta com um modelo de negócio testado e formatado. Nesta busca, me deparei com a 5àsec, uma marca que tem credibilidade, que já é conhecida no mercado nacional e internacional. Além de ser líder no setor de lavanderias, a marca também é inovadora e aposta em equipamentos de alta tecnologia, sempre buscando se atualizar com as demandas do mercado. Levando todos os fatores em consideração, acredito que seja uma das melhores opções aos que desejam abrir o próprio negócio”, revela o franqueado.
Atualmente, a 5àsec conta com 13 pontos de operação na capital do Rio de Janeiro, todas elas comandadas por um máster-franqueado. Mas em 2018, a rede decidiu ampliar horizontes e explorar outras regiões do estado, como Niterói. O município figura na lista das 10 cidades que têm melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil e o primeiro do estado do Rio de Janeiro. Além disso, conta com mais de 500 mil habitantes e registra um alto índice de verticalização, já que os prédios estão ganhando cada vez mais espaço na região. “O município não tem lavanderias com marcas de peso que são conhecidas no mercado nacional. Outro fator interessante é que os moradores contam com poder bom aquisitivo. Dessa forma, acreditamos no desenvolvimento do segmento, principalmente em áreas urbanas onde a procura por este tipo de serviço passa a ser recorrente e não sazonal, contribuindo para que a rentabilidade das lojas seja mais equilibrada”, revela o diretor de franquias da 5àsec, Alex Quezada.
A primeira unidade, no formato padrão, foi inaugurada no bairro de Icaraí. O ponto está localizado próximo a restaurantes, bares, escolas e hospitais, e conta com bom fluxo de pedestres e carros, condições que contribuem com a venda de serviços de lavanderia para quem frequenta ou trafega pela região. “Acredito que o Rio de Janeiro tem um enorme potencial para contribuir com o crescimento da rede no Brasil. Diante disso, decidi fechar mais duas unidades, uma satélite, que conta com espaço e maquinários reduzidos, e um ponto de coleta, que apenas recebe as peças e envia para serem processadas nas lojas padrão e satélite. Ambas serão inauguradas no primeiro semestre de 2019”, explica Sérgio Luiz Zamprogno da Costa.
Em 2017, a rede registrou um crescimento de 3,5% no faturamento e fechou o ano com 34 novas lojas, que foram implantadas em diferentes cidades e regiões brasileiras. Para 2018, a expectativa é acelerar o crescimento junto com o mercado, galgando resultados para que haja um crescimento real de 5% no ano. A franquia que foi fundada na França está presente em 32 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 448 unidades em diferentes regiões do País. O investimento inicial para abrir uma unidade da 5àsec varia de R$ 250 mil à R$ 380 mil, com prazo de retorno de 30 a 40 meses e faturamento médio mensal de R$ 55 mil.