5àsec abre primeira unidade em Farroupilha (RS) e duas lojas de Campinas (SP)

Lojas de repasse do interior de São Paulo passam a ter franqueados que planejaram investir na marca desde que a 5àsec chegou ao Brasil

Dando continuidade ao plano de expansão da marca, que visa implantar 11 unidades até o final do ano, a 5àsec inaugurou a primeira unidade em Farroupilha, município localizado no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a maior rede de lavanderias do Brasil passa a contar com novos franqueados em duas unidades localizadas em Campinas, no interior de São Paulo, nos bairros Castelo e Swiss Park, que assumiram lojas de repasse.

Buscando fortificar a marca na Serra Gaúcha e no interior do Rio Grande do Sul, o franqueado Cristiano Lamb decidiu abrir a quarta unidade da 5àsec. A primeira vez que investiu na rede foi em 2010, quando adquiriu uma loja padrão de repasse em Caxias do Sul. Após o desafio de tocar uma franquia e conquistar bons resultados, cinco anos depois, Cristiano decidiu implantar mais uma unidade, dessa vez uma loja satélite, também em Caxias do Sul. Já em maio de 2018 veio a chance de inaugurar uma loja padrão no município de Bento Gonçalves e ele não deixou essa oportunidade passar. “Antes de investir em uma franquia da 5àsec e ter meu próprio negócio, era sócio de uma empresa que fabricava máquinas para lavanderias. Conhecia um pouco do mercado e isso ajudou bastante quando decidi assumir a loja de repasse. Meu intuito é fortificar a marca na região e fazer com que a 5àsec ganhe ainda mais força em diferentes municípios, por isso continuei implantando unidades ao longo dos anos”, revela o franqueado.

No início do mês de julho, chegou a vez de inaugurar a primeira unidade da rede em Farroupilha. A cidade é menor que as demais operações que são do empresário e os consumidores têm um perfil mais bairrista. “Já estamos formando um catálogo de clientes, alguns deles já testaram e, como voltaram, aprovaram nossos serviços. A receptividade está boa e as pessoas estão comentando sobre a inauguração da lavanderia, principalmente pela marca ser bem vista e bem aceita no mercado. Esperamos obter um ótimo resultado a médio prazo. Daqui alguns meses, temos interesse em abrir mais uma loja, dessa vez em Flores da Cunha”, explica Cristiano.

Já em Campinas, no interior do estado de São Paulo, a 5àsec conta com uma nova franqueada em duas unidades da região, localizadas nos bairros Castelo e Swiss Park. Maria de Lourdes Affi Barcaui trabalhava no mercado imobiliário, que está em baixa há alguns anos no Brasil. Pensando em alternativas para investir, recebeu um e-mail com a oportunidade de assumir unidades de repasse em Campinas, justamente na região onde gostaria de abrir um negócio próprio. Animada com a oportunidade, Maria de Lourdes e seu marido, Eduardo Barcaui, que também atua em uma construtora imobiliária, decidiram comprar dois pontos de operação da 5àsec, sendo uma loja padrão e uma loja satélite.

O casal é de Cuiabá, mas mudou para o estado de São Paulo há 25 anos, quando a marca chegou ao Brasil. “Nossa história com a 5àsec é longa. Assim que a rede chegou ao País, demonstramos interesse em abrir uma unidade. Na época, estavam expandindo apenas com lojas próprias. Após alguns anos, abriram para expansão por meio de franquias, mas na época não tínhamos capital e tempo para investir. Decidimos esperar e sete anos depois, tentamos novamente abrir uma lavanderia, mas a região de Campinas, onde era nosso foco, não tinha mais espaço e pontos para implantação. Havia oportunidades em outras cidades, como Atibaia e Indaiatuba, mas existe a questão do deslocamento, então decidimos esperar. Recentemente, recebemos um e-mail da franqueadora sobre uma loja de repasse em Campinas. Chegou nosso momento e investimos logo em duas unidades”, explica a franqueada.

Assim que aprender melhor sobre o ramo e dominar completamente a operação, o intuito é investir em uma terceira unidade em Campinas. Para Maria de Lourdes, quando você decide abrir um negócio próprio trata-se de algo muito gostoso, gratificante e desafiador, já que há uma grande responsabilidade em cuidar das peças que as lojas recebem. Há todo um cuidado na hora de fazer o tratamento e a limpeza de todos os itens. 

“Mudamos muitas questões na área de gestão e operacional das lavanderias. Estamos observando um aumento do movimento a cada semana. Fizemos o marketing local com a distribuição de panfletos, flyers e cartões. Também iniciaremos um trabalho para fazer parcerias com empresas da região. As vantagens de comprar uma loja de repasse é que a marca já é conhecida na região e você conta com uma carteira de clientes, não precisa começar do zero. Em contrapartida, o principal desafio é construir uma nova imagem. Para isso, começamos dando uma renovada na fachada e no visual da loja. Investimos na troca de alguns equipamentos para melhorar a produtividade. Treinamos a equipe e mudamos o atendimento, buscando proporcionar um serviço de qualidade e conquistar a confiança da clientela”, resume Maria de Lourdes.

A franquia foi fundada na França, está presente em mais de 34 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 448 unidades em diferentes regiões do País.