Cinco dicas para ser um verdadeiro líder

Publicado em 12/03/2020 por Imprensa

Luzia Costa indica algumas lições para seguir e ter sucesso na liderança

O papel da liderança é muito importante em qualquer instituição, seja nos negócios ou até mesmo familiar, não é mesmo? Muitos julgam se é melhor ser um bom líder do que ser um chefe, mas não paramos para pensar que cada ocasião e empresa, pode necessitar de perfis diferentes na chefia, porém ser um bom líder pode ser ótimo em qualquer equipe e situação de sua vida.

Mas falando de liderança da sua empresa, que tal aprender algumas características que você pode trabalhar para exercer o papel de um verdadeiro líder? Confira minhas dicas abaixo:

1. Seja sempre autêntico

Estar à frente de uma equipe é uma responsabilidade muito grande, seu papel é observado a todo momento e você é visto como alguém a seguir, a se espelhar, por isso, nunca deixe a sua autencidade de lado.

Não deixe o poder tomar conta de você. Seja sempre muito transparente e sincero.

Além disso, permita que seus colaboradores tenham oportunidade de opinar, ter voz. Escute-os sempre!

2. Trate seus colaboradores como eles precisam tratar seus clientes

O que você espera dos seus profissionais perante aos clientes é o espelho que você precisa ser com eles. A maneira de como trata seus colaboradores é o termômetro de todos em sua equipe. Por isso, mantenha sempre a cordialidade e educação.

Um bom líder se preocupa com sua equipe, por isso pergunte com frequência se pode ajudá-los!

3. Sempre oriente e motive sua equipe

Aquela ideia de que você apenas dá ordens e espera seus colaboradores obedecerem está muito ultrapassada.

Por isso se organize diariamente para delegar tarefas, mas também sempre com motivação. Engaje sua equipe com atividades, com parceria e principalmente com um ambiente leve para trabalhar.

4. Reconheça o potencial

Oriente sua equipe diariamente em suas atividades e decisões que possam tomar. Reconheça a determinação e dedicação de cada colaborador, todos estão ali se esforçando para o negócio crescer e ter sucesso no mercado.

Seus colaboradores precisam ser motivados para alcançar as metas de maneira produtiva e ágil.

5. Compartilhe informações

Como já falamos, você como líder e/ou dono do negócio, é visto como um exemplo a seguir pela equipe, eles esperam transparência e informações para desempenhar suas funções. Por isso, sempre compartilhe conhecimentos, resultados, metas, críticas, aprendizados, enfim, todo tipo de comunicação viável para que sua equipe se desenvolva e faça o melhor no dia a dia profissional.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Gestão de franquias , Sóbrancelhas