A ideia de franquias de food trucks e outros tipos de restaurantes sobre rodas no Brasil é recente e muitas pessoas que buscam investir nesse segmento ainda não conhecem. O Los Cabrones, de culinária mexicana, foi o pioneiro em franquias de comida sobre rodas.
Conheça abaixo alguns trucks que trazem um quê de charme em suas receitas mais rebuscadas e que buscam novos franqueados:
1 – Los Cabrones
A comida mexicana não é mais exclusiva aos restaurantes temáticos e pode ser encontrada sobre rodas. O Los Cabrones foi criado em 2010, quando um dos sócios inspirou-se em um chef de cozinha mexicano que conheceu em uma de suas viagens internacionais e, muito interessado na culinária mexicana, acabou abrindo o restaurante.
A ideia do food truck veio da percepção da necessidade que as pessoas, além de apreciar uma boa refeição, têm de se alimentar rapidamente em meio a tanta correria, em um ambiente agradável.
A franquia surgiu em 2014, quando Reinaldo Zanon, renomado empresário do ramo de franquias, decidiu que poderia ampliar o negócio de forma criativa. Sendo assim, nasceu a primeira rede de franquias de food trucks.
O principal diferencial do Los Cabrones foi adaptar a culinária mexicana ao paladar brasileiro. Além dos conhecidos nachos e tacos, o truck traz diferentes pratos da culinária mexicana, como os deliciosos Dedos Rellenos, que é a pimenta dedo de moça recheada com provolone.
Uma das especialidades do Los Cabrones é a Quesadilla Pollo, feitas com filé de frango, champignon, muçarela, tomate e cebola.
Fácil administração, baixo custo fixo, alto giro de clientes e suporte permanente são só algumas das vantagens oferecidas para os franqueados. O investimento inicial do food truck é de R$ 70 mil, tendo 14 meses como prazo de retorno.
Los Cabrones ainda não tem truck na cidade de São Paulo, mas é possível encontrar em São José do Rio Preto, Osasco e Americana.
2- Boteco em Casa
Pastéis quentinhos, bolinhos crocantes, escondidinhos caprichados e outras comidas tradicionais de boteco acompanhadas de um chopp gelado e caipirinhas de frutas variadas. Quem não gosta? Esta é a proposta do Boteco em Casa, que reproduz os típicos “botecos” nacionais e os espalhados pelo mundo em festas e eventos, corporativos ou não.
É neste clima de Boteco que a rede realiza 400 eventos ao ano e atualmente registra um faturamento de R$ 3,5 milhões.
Com uma unidade piloto em São Paulo, o Boteco em Casa tem expectativa de atingir 15 unidades até 2016.
A rede oferece aos interessados, além da proposta original e que proporciona uma verdadeira experiência de boteco, o modelo food truck, mais conhecido como Truck do Boteco. O investimento inicial para esta modalidade é de R$ 125 mil.
A versão sobre rodas do Boteco em Casa, leva desde PFs (pratos feitos) típicos de boteco, como escondidinho, polenta com carne moída, baião de dois, até porções de pastéis quentinhos, bolinhos crocantes fritos na hora, além é claro de chopp e bebidas como caipirinhas.
3- Light Food Way
Com o slogan “Comida de Spa na sua Casa”, a Light Food Way foi criada para atender aqueles que buscam qualidade de vida e principalmente praticidade, já que não são todas as pessoas que podem ou tem tempo para permanecerem dias hospedadas em Spas.
A rede oferece delivery de refeições com um cardápio variado de mais de 50 pratos de comida balanceada, hipocalóricas e hipossódicas. O consumidor pode optar também por refeições completas (café da manhã, colação, almoço, café da tarde, jantar e ceia) ou simplesmente um almoço light. Também são comercializados pratos congelados e voltados para dietas especiais como a low carb (menos carboidrato), sem glúten e detox.
Com infinitas opções de refeições, a Light Food Way possui um cadastro com mais de 5 mil clientes satisfeitos.
Para expandir e levar o sucesso da marca para todas regiões do Brasil, a rede entrou para o sistema de franchising no início de 2015 e um dos modelos oferecidos aos interessados em abrir o próprio negócio é o Food Truck, indicado para empreendedores jovens e versáteis.
O valor de investimento do Light Food Truck é de R$ 52.500,00.
TUKTUK lightfood.jpgOutra modalidade da Light Food Way é o Tuk Tuk por apenas R$ 36 mil. Além da economia na aquisição dos tuk tuks, o empreendedor economiza no foodtraillerLFW.pngfuturo, pois os custos de manutenção representam 1/3 do valor gasto com carros.
O Trailer Food também é uma das opções, pois além de oferecer inúmeras opções de transformação e equipamentos, possui um custo-benefício bem mais atrativo.
O valor de investimento para esta modalidade é de R$ 42 mil.
Mas para quem gosta de bicicleta, a Light Food Way também oferece o modelo Light Food Truck que requer investimento de R$ 10 mil.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito