A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, participa pelo segundo ano consecutivo da ABF Franchising Expo Nordeste, cuja quinta edição será realizada em Recife. Entre os dias 3 e 6 de novembro, a franqueadora exibe seu plano de expansão para a região, além de apresentar o bom desempenho obtido ao longo deste ano e as perspectivas para 2016.
O Norte e o Nordeste, apesar de territorialmente enormes, representam apenas 8% do setor brasileiro do franchising. Mesmo assim, só no Nordeste, a Sorridents atingiu em 2015 a marca de 98 mil pacientes atendidos pelas nove unidades presentes na região – duas em Salvador (BA), duas em Natal (RN), duas em Fortaleza (CE), duas em Teresina (PI) e uma em São Luís (MA). Em relação à expansão, a rede pretende inaugurar sete unidades até o final de 2016, no Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Paraíba.
Uma importante novidade que tem atraído ainda mais pacientes na região é o Cartão de Crédito Sorridents que, desde fevereiro deste ano, permite o parcelamento dos tratamentos odontológicos realizados nas clínicas. Até o momento, o Nordeste conta com mais de duas mil pessoas interessadas na adesão.
Em relação ao desempenho da marca em 2015, a Sorridents apresentará os números durante o evento. Isso porque, no primeiro semestre de 2015, a franqueadora registrou um aumento de 8,5% em seu faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado. A rede iniciou o segundo semestre já com 12 novas clínicas abertas, e outras nove têm inauguração confirmada até o final deste ano. Com essas inaugurações, a rede deve fechar 2015 com 21 novas clínicas, que representa um crescimento de 20%.
Para 2016, a rede pretende chegar à mesma quantidade de franquias e já anunciou que planeja alguns investimentos para o período da Olimpíada. “A Sorridents vai anunciar os seus procedimentos e o formato do negócio em veículos do exterior”, diz o Dr. Cleber Soares, vice-presidente da Sorridents. “A ideia é aproveitar a alta do dólar e o turismo para divulgar os nossos tratamentos, atraindo aqueles que desejam fazer novos procedimentos, principalmente estéticos, por um preço mais em conta. Também queremos atrair estrangeiros que tenham planos de empreender no Brasil.”
Com os 20 anos da rede, completados neste ano, a marca totalizou 2,5 milhões de pessoas atendidas nas 170 clínicas da rede espalhadas pelo País. Só este ano, foram 182 mil novos pacientes, que também tiveram a opção de aderir ao Cartão de Crédito Sorridents e, em todo o país, já recebeu mais de 30 mil solicitações de adesão. Além disso, as clínicas Sorridents integram agora a rede credenciada exclusiva do convênio odontológico Sorriden, que já conta com abrangência nacional.
Para atingir esses resultados, a rede investiu mais de R$ 2 milhões entre novembro de 2014 e janeiro de 2015. “Esse foi um ano difícil, ainda está sendo, e sabemos que 2016 também será”, afirma Soares. “Como franqueadores e empreendedores que somos, porém, não podemos deixar que esse clima atrapalhe nossos planos e nossa missão”. A Sorridents espera encerrar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 220 milhões. Até 2018, a meta é chegar a 300 unidades em operação no Brasil.
A marca também lançou duas inovações para seus 300 franqueados: o Sistema Sorridents (SISO), para auxiliá-los na gestão do negócio, e o Business Inteligence (BI), voltado à análise de resultados.
No início do ano, a Sorridents anunciou uma importante parceria com a multinacional norte-americana Colgate. Por meio dela, 374 mil pacientes e moradores próximos das clínicas receberão até o final deste ano produtos para higiene bucal da marca, distribuídos pela rede Sorridents. Além disso, foram entregues 23 mil kits do Dr. Dentuço (personagem infantil da Colgate) e mais 5 mil kits produzidos pelo Instituto Sorridents, braço social da rede, para 28 mil crianças, jovens e adultos atendidos em ações que incluem palestras, escovação assistida e avaliações em seu consultório móvel.
Ao longo do ano, o lado social da rede ganhou mais espaço por meio de investimentos e parcerias. O Instituto Sorridents ganhou uma sede própria, além de seis novos consultórios que devem funcionar a partir de 2016. Parceiro da Colgate para a distribuição de kits de higiene, o Instituto também se associou à organização britânica ACFF (Alliance for a Cavity Free Future), para mensurar o resultado das avaliações realizadas em suas ações sociais. Em São Paulo, o Instituto firmou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e, desde setembro, atende os frequentadores da rede de restaurantes populares Bom Prato.
Até o mês de outubro, foram realizadas 201 ações com o Sorrimóvel (uma van totalmente adaptada com um consultório), propiciando à população mais carente acesso à saúde bucal. “No Brasil ainda existem 20 milhões de brasileiros que nunca foram ao dentista, ou seja, 10% da população. A nossa missão é melhorar esse cenário, já que o nosso país tem a maior concentração de profissionais de odontologia do mundo todo. Continuaremos investindo para, com a ajuda de nossos parceiros, cumprir nossa missão de melhorar o cenário da saúde bucal e erradicar a cárie do Brasil”, afirma Soares.
E para completar os bons resultados neste ano, o Sorridents conquistou alguns dos principais prêmios do franchising. “Fomos eleitos, pela quarta vez, a melhor franquia do setor de saúde e bem-estar no Prêmio As Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grande Negócios; ganhamos o Selo de Excelência em Franchising da ABF, pela quinta vez consecutiva; e fomos reconhecidos, pela primeira vez, pelo Prêmio TOP 25 do Franchising Brasileiro, da Consultoria Bittencourt”, diz Soares.
Outras premiações: Ao longo da sua história a Sorridents conquistou importantes prêmios que confirmam qualidade e seriedade do serviço. Em 2015, além dos prêmios citados no texto, a rede conquistou o primeiro lugar em duas premiações no Espírito Santo, sendo elas, o “Prêmio de Marcas Ícones” e o “Melhores de Vila Velha”. Já nos anos anteriores, a marca recebeu o prêmio AFRAS de franquia sustentável nos anos de 2009 e 2011 e foi destaque de sustentabilidade em 2013. Ainda, desde 2011, a rede detém o Selo de Excelência em Franchising ABF.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito