Franquia de baixo custo é opção de investimento e renda na Expo Franchising ABF Rio 2015

Começa na próxima quinta (01/10), no Riocentro, a Expo Franchising ABF Rio 2015, uma das 10 maiores feiras de franquias do mundo. Mesmo em um ano desafiador, o setor de franquias cresceu 11,2% no primeiro semestre. Apenas no estado do Rio de Janeiro, o faturamento do setor ultrapassou os R$ 7,5 bilhões.

Embora fatores como a queda do poder aquisitivo pesem, um mercado de trabalho menos aquecido deve incentivar muitos profissionais qualificados a realizarem o sonho do negócio próprio por meio do sistema de franchising. “O espírito empreendedor do brasileiro é um dos motivos do sucesso do franchising. O negócio próprio continua sendo um dos principais desejos do brasileiro e o setor se mostra como uma alternativa mais segura. A taxa de mortalidade de nosso setor é de cerca de 4%, enquanto em um negócio isolado supera os 30%”, afirma Beto Filho, presidente da ABF-Rio.

Para atender esses empreendedores e atentas a situação econômica do País, as redes desenvolveram modelos mais enxutos de franquia, as chamadas franquias “light”. De forma geral, esses formatos apresentam um investimento inicial mais baixo, com lojas mais compactas e, em alguns casos, adaptações no mix de produtos e serviços. Além das franquias light, as microfranquias, modelo cujo investimento inicial é de até R$ 80 mil, são outra opção mais acessível. “O mercado de franchising é muito diversificado e reage rápido a alterações de mercado. As franquias light e as microfranquias acabam sendo uma porta de entrada para empreendedores. Os moradores de comunidades cariocas ainda podem contar com um financiamento com juros de 3% ao ano, de até R$ 15 mil, para a abertura de unidades em suas localidades”, explica Beto Filho. Confira abaixo uma relação com exemplos de franquias de baixo custo que estarão presentes ao evento.

Atividades e Segmentos
Realizado pela Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio) com organização e promoção da Fagga | GL events Exhibitions, a feira tem expectativa de movimentar R$ 200 milhões em negócios e receber cerca de 28 mil visitantes. A Expo Franchising ABF Rio trará opções de franquias de um amplo espectro de segmentos (educação, alimentação, limpeza, reparos, beleza, microfranquias, etc.), para os mais variados perfis de empreendedores e de capital inicial de investimento.

“A Expo Franchising ABF Rio é uma feira que reúne visitantes e empresas de todo o Brasil. Além dos megaeventos esportivos, o Rio tem mostrado vocação para sediar eventos de negócios de grande sucesso”, afirma Rubens Slaviski, diretor de negócios da Fagga, acrescentando que a Expo Franchising ABF Rio cresce em média 20% a cada ano em área de exposição. Ainda segundo Slaviski, em menos de quatro anos, a feira mais que triplicou de tamanho. Frente à edição de 2010, quando foram contabilizados R$ 50 milhões em negócios, o crescimento chega a 280%.

Além da exposição das marcas, a feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias, a participação no Fórum de Franchising, com uma programação de palestras diária, que visa orientar o investidor para a escolha da franquia mais adequada ao seu perfil. O objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer especialistas, debater aspectos estratégicos para os negócios, além de obter informações sobre o sistema de franquias, que cresceu 7,7% em faturamento e 9,8% em número de unidades franqueadas em 2014.

FRANQUIAS DE BAIXO INVESTIMENTO

Clube Caramelo aposta no formato de quiosque para atrair franqueados
A Clube Caramelo é uma rede de franquias do ramo de alimentos, administrada pelo Grupo Albero, que oferece aos clientes guloseimas da alta qualidade. Com dois anos de mercado, a marca aposta também no formato de quiosque, cujo investimento inicial é inferior ao formato de loja e ocupa um menor espaço físico. É também a proposta ideal para quem quer empreender e abrir o seu primeiro negócio. No cenário de crise, aqueles que receberam algum tipo de indenização, como o FGTS, podem investir em um quiosque da rede com R$ 30 mil, precisando de apenas R$ 10 mil para capital de giro.

Via Verde tem formato menor para enfrentar o momento econômico
Administrada pelo Grupo Albero, a rede de franquias Via Verde é referência no segmento de alimentos saudáveis. Com quase três décadas de mercado, a marca oferece, além do formato loja, o quiosque. Este formato exige um investimento inicial menor, de R$ 30 mil – R$ 90 mil a menos que o formato de loja, e menos espaço físico, entre 6m2 e 12 m2. O objetivo da Via Verde é oferecer aos franqueados uma opção para o mercado conturbado, deixando o empreendedor mais confortável para investir.

Patroni
A Patroni, maior rede de pizzarias do Brasil, decidiu apostar em um modelo de negócio compacto, chamado Patroni Expresso, desenvolvido para ser implantado em locais que possuem alta movimentação de pessoas, favorecendo a compra por impulso. O modelo compacto é perfeito aos que possuem até R$ 150 mil para investir, valor aquém dos R$ 400 mil necessários para a implantação de uma loja Patroni Classic, destinada ao público classes C e D, ou dos R$ 450 mil para uma loja Patroni Premium, com foco nas classes A e B. O cardápio é composto pelas famosas pizzas, servidas em pedaços, além de cachorro quente, lanches na ciabatta, coxinha, pão de queijo, sorvetes, café, sucos e refrigerantes. “Além de oferecer uma nova opção de investimento, buscamos alternativas para que a franquia possa expandir a atuação no mercado e implantar unidades fora de shopping centers, onde já opera por meio das 192 unidades espalhadas pelo Brasil. O modelo Expresso pode ser inserido em locais que possuem ampla movimentação de pessoas, como ruas, estádios de futebol, estações de metrô, centros empresariais, casas de show e outras alternativas. Neste primeiro momento, as praças de São Paulo e Rio de Janeiro são mais atrativas para receber uma unidade neste formato, mas estamos abertos às propostas para todos os estados”, explica o presidente da Patroni, Rubens Augusto Junior.

NYS Collection
Com a crise, a marca norte-americana de óculos de sol e grau NYS Collection aposta em um modelo de negócios mais enxuto para o empreendedor: os quiosques. Podendo ter de 3,2 m² a 6 m², eles representam um investimento de R$ 118.500, que inclui taxa de franquia e estoque com 550 óculos. “É uma opção acessível e com aluguel mais barato”, afirma Sergio Capella, diretor da NYS no Brasil, que considera o preço do produto e a sua aceitação no mercado nacional como outras vantagens. “No Brasil faz calor o ano inteiro, e esse é um ponto que faz toda a diferença na venda de óculos de sol”, completa. Com quiosques de norte a sul, a NYS tem hoje 15 unidades em operação no país e espera chegar a 40 até o final de 2016. A previsão de retorno do investimento nesse modelo de negócios é de 20 meses, em média.

Novidade na rede Pelo Zero Depilação: Pelo Zero Slim
A franquia Pelo Zero Depilação presente há mais de 15 anos no mercado de depilação apresenta mais um formato de franquia, mais uma possibilidade de negócio. A Pelo Zero se preocupou em montar um formato que atendesse o investidor moderno e dinâmico. Ter uma franquia light significa possuir um modelo de negócio mais compacto, que, na maioria das vezes, exige um investimento inicial mais barato e um espaço menor para a montagem do negócio. Muitas redes têm apostado nesse tipo de franquia, como a Pelo Zero Depilação, que está sempre antenada com as novidades do mercado. A loja Pelo Zero Slim deverá ter em média 60m² e o investidor precisará de R$ 135 mil para a aquisição.

iGUi Piscinas apresenta oportunidade de negócio com investimento a partir de 10.900 mil
A oportunidade para quem quer ter o seu próprio negócio com baixo investimento e alto retorno financeiro está na microfranquia iGUi Trata Bem, que presta serviços de limpeza e manutenção de piscinas, além da venda de produtos químicos para o tratamento da água. Com investimento de apenas R$ 10.900,00 é uma opção rentável que apresenta, em média, uma lucratividade líquida de R$ 6.000,00 mensais com retorno de capital em três meses. O Trata Bem funciona com duas opções de trabalho: em home office ou numa loja de produtos para piscinas criada pela iGUi, que entrega a unidade montada e pronta para o funcionamento, aluga toda a estrutura em comodato e oferece um ponto padrão e rentável ao interessado. Do ano passado para cá, o número de empreendedores dessa modalidade cresceu 700%. Passou de 20 microfranquias em dezembro de 2013 para 161 no mesmo período de 2014 e, atualmente, conta com 251 unidades. Até o fim de 2015 a meta é chegar a 300.

Único Asfaltos participa pela primeira vez da feira Expo Franchising ABF no Rio de Janeiro
Com 13 unidades em operação – 3 próprias, 10 franquias – e 7 unidades comercializadas a Único Asfaltos participa pela primeira vez da feira de franquias no Rio de janeiro e deseja popularizar o uso do asfalto como negócio no Estado. A rede possui dois modelos de negócio, a primeira é o modelo fabril, cujo investimento é de R$ 264 mil, numa área de 300 m². O segundo é a microfranquia, que possui investimento de apenas R$ 15 mil e pode funcionar “home office”. A microfranquia é basicamente comercial e isenta de investimentos em equipamento. Ambos os modelos possuem ticket médio de R$ 12 mil e rentabilidade de 30% para o franqueado. Para este ano, a previsão é a abertura de mais 5 franquias e as cidades fluminenses são as prioritárias para expansão da rede, que usinou 165 mil toneladas de asfalto no ano passado e obteve um faturamento de R$ 31 milhões.

Creps aposta em diferentes modelos de negócios para expandir no RJ
Primeira e maior rede de creperias do fast food nacional, com 33 unidades, o CREPS chega a sua segunda participação na ABF Expo Franchising Rio apostando na variedade de modelos de negócios para driblar a crise e atender demandas regionais do mercado brasileiro: lojas de rua, unidades para shoppings e quiosques são os principais. Mas em ano de crise, a marca também oferece novas opções para quem quer montar um negócio sem investimento inicial alto. São os formatos moto food e food truck- com aportes iniciais a partir de R$ 60 mil.

Lugs
Em relação à franquia light a rede apresenta o formato carrinho ambulante e o formato contêiner (com ou sem truck -food truck).

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito