No ano passado, o empresário Jorge Coelho, que desde 2001 trabalha com pedreiras e usinas de asfalto (nos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas) e se tornou um dos maiores fornecedores deste mercado no país, resolveu criar um modelo inédito de franquias: a Único Asfaltos – primeira franquia deste modelo do mundo.
“Vamos popularizar o uso de asfalto e torná-lo mais acessível para obras de todos os portes. Fizemos um asfalto que poderá ficar estocado, aplicado em qualquer quantidade e até na chuva para facilitar as reparações emergenciais e pavimentações interioranas. Hoje, a maioria das obras públicas em prefeituras, concessionárias de rodovias, departamentos de água e esgoto precisam de soluções rápidas e eficientes mas ainda perdem muito tempo com licitações e concorrências para adquirir produtos com limitações operacionais, criados com o objetivo de atender demandas rodoviárias de grande porte”, explica Coelho.
“A Único Asfaltos vai divulgar e levar nosso produto e a qualidade de nossos serviços mais rapidamente a todo o Brasil e proporcionará maior velocidade e economia às obras, além de ser uma excelente oportunidade para quem quer empreender num mercado de tanta demanda”, completa o franqueador.
Com 11 unidades em operação – 3 próprias e 8 franquias – a Único Asfaltos possui dois modelos de negócio, com diferentes investimentos e estruturas necessárias: a primeira é o modelo fabril, cujo investimento é de R$ 290 mil, numa área de 300 m². O segundo é a microfranquia, que possui investimento de apenas R$ 18 mil e pode funcionar “home office”.
Para a franquia fabril, o franqueador desenvolveu um equipamento, uma usina de asfaltos inédita, menor que a convencional, do tamanho de um carro popular, enquanto a usina tradicional pode ser do tamanho de várias carretas e caminhões. Já a microfranquia é basicamente comercial e isenta de investimentos em equipamento. Ambos os modelos possuem ticket médio de R$ 12 mil e rentabilidade de 30% para o franqueado.
Para este ano, a previsão é a abertura de mais 5 franquias e as cidades prioritárias para expansão são São Paulo, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre. A rede usinou 165 mil toneladas de asfalto no ano passado e obteve um faturamento de R$ 31 milhões.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito