Domino’s Pizza ignora crise e comemora crescimento acima da média no Food Service

A crise econômica que atingiu em cheio o varejo nacional não afetou os negócios da Domino´s Pizza no Brasil. Ao contrário, a rede – controlada pelo Grupo Trigo – comemora números recordes de crescimento em vendas, faturamento e número de lojas.

Para o presidente do Grupo Trigo, Antonio Moreira Leite, “Estamos lucrando na crise porque temos uma marca internacional sólida no mercado de franquias, porque com a redução de gastos as famílias optam pelo delivery em vez de comer fora, e porque atingimos com grande sucesso a classe C”, avalia. Segundo ele, o modelo de loja de rua com salão ganhou força nesse cenário e a Domino´s virou opção de fast casual para refeições em família, grupos de amigos, além do tradicional delivery que é o DNA da marca.

Essa realidade nova na história da Domino´s no Brasil é identificada em regiões como Baixada Fluminense (com 4 lojas), interior de São Paulo e algumas capitais do Nordeste, como Recife, hoje com 6 lojas.

Em um cenário econômico desafiador, a Domino´s Brasil cresce acima de 10% ao ano (considerado a mesma base de lojas). No mês de maio, o faturamento subiu 20% e o número de pedidos aumentou em 10% (mesma base de lojas) em relação a 2014. Considerando as novas lojas, o crescimento chega a 57,5% de 2015 para 2014 (primeiros quatro meses do ano). E as vendas em São Paulo, por exemplo, registraram em maio aumento de 47% sobre a mesma base de lojas de 2014.

A Domino´s Pizza participa pela sexta vez da ABF Expo Franchising apostando forte no modelo de loja de rua com salão. Depois de conquistar todas as capitais do Nordeste em 2014, a meta agora é chegar a cidades médias brasileiras, com renda per capita em crescimento. A empresa estima abrir 41 novas unidades e as regiões de maior interesse são ainda o Nordeste, o estado de Minas Gerais e São Paulo, interior e capital. A previsão é chegar ao final de 2015 com 156 lojas e fechar 2016 com 175.

Lojas de ruacrescem em loja conteiner abre em SP

A grande procura é para as lojas de rua com salão (modelo Pizza Theatre) – que em algumas capitais como Recife, atingem faturamento mensal de R$ 180 mil. As lojas Store in Store (compartilhadas entre Domino´s e Spoleto ou Domino´s e Koni ou as 3 marcas juntas) são outro modelo atraente que opera bem no Rio de Janeiro e em São Paulo, e agora também em aeroportos como o JK, em Brasília. O modelo store in store garante ao franqueado a vantagem de reduzir custos fixos como aluguel, taxas de luz, água, gás, entre duas ou três franquias, otimizando a rentabilidade.

Atualmente são 28 lojas store in store operando, sendo 16 de rua, 3 de aeroporto e 9 de shopping com média de faturamento de R$ 187 mil somente da Domino´s. Para as lojas de rua com balcão o faturamento médio fica em R$160 mil.

A novidade esse ano é um modelo de negócio novo e mais acessível: a loja contêiner. Podendo ser montada em terrenos, ela reduz custo fixo com aluguel do ponto comercial, hoje um grande empecilho para o mercado de franquias. O modelo ainda está sendo formatado para franquias, mas já existe uma unidade em teste funcionando em Americana SP com sucesso.

Foco no Ecommerce

Líder em delivery de pizzas no mundo (são mais de 11 mil lojas em 80 países) e com 121 unidades abertas no Brasil, a Domino’s Pizza parte agora para a conquista do ecommerce.

A marca lança até julho um aplicativo para pedidos em celular nos sistemas IOS e Android. O aplicativo permitirá personalizar a pizza com a escolha dos ingredientes, serviço já disponível nos pedidos via site. Os gestores esperam que o tíquete médio para pedidos on line seja 20% maior do que nos pedidos via telefone ou no balção.

O site exclusivo para entregas – dominos.com.br – já conta com 70 lojas cadastradas em cidades como Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Curitiba, Vila Velha e Campina Grande e a expectativa é que se torne o maior veículo de vendas. A previsão é fechar o ano com 75% das unidades de rua conectadas e investimento de R$500 mil para os próximos três anos.

Entre os serviços inéditos para os clientes online estão a personalização das pizzas e o “Calcula Domino´s”, serviço onde o cliente pode calcular a quantidade adequada de pizzas para o número de pessoas que irão degustar. O site também informa ao internauta a previsão de tempo para cada entrega. Hoje, 78% dos pedidos via telefone no país chegam em até 30 minutos, um dos grandes diferenciais da marca frente à concorrência.

Pólen Comunicação

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