Com o plano de expansão para cidades interioranas, Microlins consolida a presença em Ribeirão Preto (SP)

Marca busca levar o ensino profissionalizante, de idiomas e a faculdade para alunos a partir dos 16 anos, oferecendo mais de 100 cursos do seu portfólio

Com o propósito de apoiar jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, a Microlins, maior franquia de cursos de capacitação profissional do país e integrante do Grupo MoveEdu, segue o plano de expansão com o foco em cidades interioranas e aumenta a capilaridade em Ribeirão Preto, em São Paulo, que já conta com duas unidades da rede e receberá a terceira em outubro. A marca possui mais de 400 escolas espalhadas pelo território nacional e planeja a abertura de, ao menos, mais oito novas operações até o fim de 2025, alcançando todos os estados brasileiros. Atualmente, a rede atende mais de 148 mil alunos a partir dos 16 anos, oferecendo cursos livres, profissionalizantes, de idiomas, graduação e pós-graduação nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação.

A expansão acompanha os bons números do segmento de franquias de educação no estado. Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias de educação no estado de São Paulo registraram um incremento de 7,6% no faturamento do primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.

Com a economia centrada no setor de serviços, que é o motor da geração de empregos e abertura de empresas na região, a cidade de Ribeirão Preto conta com a população de 698.642 habitantes e apresenta uma taxa de escolarização de 97,56%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, a região oferece uma localização estratégica e respondeu por 2,6% do PIB do estado de São Paulo em 2024.

A responsável pela operação será Lilian Patricia Souza Silva, de 27 anos. Formada em Coaching, ela conheceu a Microlins como aluna e, algum tempo depois, surgiu a oportunidade de estagiar no setor administrativo da marca. Desde então, Lilian foi crescendo profissionalmente e se apaixonando pelo universo da educação. Atualmente, atua como franqueada de três unidades da rede. “A Microlins foi uma verdadeira escola para mim, tanto profissional quanto pessoalmente. Foi por meio dessa experiência que tive que realizei meus sonhos, alcancei objetivos e conquistei o meu sustento. Durante minha jornada, vi muitas pessoas sendo transformadas pela educação, e isso me fez entender o quanto esse propósito é poderoso. A marca transforma vidas e eu sou prova disso. Com o passar do tempo, entendi que empreender é mais do que ter um negócio, é acreditar em algo que faz sentido, é servir pessoas e gerar oportunidades. Hoje, além de ver o meu próprio crescimento, posso ver outras pessoas sendo transformadas, e isso é o que mais me motiva a continuar expandindo e sonhando ainda mais alto”, revela a empreendedora. A expectativa da franqueada é dobrar o número de alunos e alcançar mais vidas para transformar por meio do ensino, em diferentes frentes.

“Estamos falando de um dos polos econômicos mais importantes do interior paulista, com forte presença nos setores de comércio, serviços, tecnologia e agronegócio. Esse cenário gera uma demanda constante por mão de obra qualificada, especialmente entre jovens em busca do primeiro emprego. Uma escola de ensino profissionalizante, como a Microlins, voltada para esse público, a partir dos 16 anos, tem grande potencial na cidade, atendendo tanto estudantes que desejam se preparar para o mercado de trabalho quanto empresas locais que buscam profissionais capacitados. A região ainda conta com jovens e famílias que valorizam a educação prática e rápida inserção profissional, um perfil público crescente em uma cidade com alto índice de empregabilidade e empreendedorismo”, destaca o diretor nacional da Microlins, Rafael Cunha.

Como diferencial, a Microlins oferece um amplo portfólio de cursos que vão desde os tradicionais, como Informática e idiomas até mais atuais, como Programação, Games e Inteligência Artificial. A marca também disponibilizou cursos de graduação e pós-graduação à distância e semipresencial por meio da Faculdades Microlins (FAMIC). Há mais de 35 anos no mercado educacional, a rede já formou mais de 4 milhões de jovens, encaminhando grande parte ao mercado de trabalho.

Com notoriedade no setor de educação, o investimento inicial para abrir uma franquia da rede parte de R$ 150 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil, taxa de lucratividade de 35% e prazo de retorno do investimento a partir de 12 meses.