De uma mesa improvisada ao sucesso de uma marca: um dos franqueados mais antigos da Encontre Sua Viagem comemora 12 anos de parceria com a rede

Com muito estudo, o empreendedor apostou na marca quando ela ainda estava no início e hoje celebra uma trajetória marcada por superação e inovação no turismo

12 anos atrás, quando o ramo de turismo ainda estava se iniciando no mundo digital, o empreendedor Jerfley Rodrigues Freitas, 47 anos, enxergou uma grande oportunidade no segmento. Após muitas pesquisas sobre o setor, ele encontrou a Encontre Sua Viagem, agência de turismo fundada em 2011, e resolveu investir, motivado pelo valor acessível e a segurança transmitida em uma conversa com o fundador da marca, Henrique Mol.

“Com certeza, o baixo valor de investimento e a segurança que a franquia nos oferecia foram pontos decisivos para o início da minha jornada. Inaugurar uma franquia de um negócio que está começando não é fácil, mas após muitos estudos, me senti confiante com a Encontre Sua Viagem”, diz Jerfley, franqueado da marca desde 2013.

Antes de virar franqueado, Jerfley possuía uma loja de materiais esportivos, sem nenhuma experiência em turismo. Ele iniciou suas operações de forma home-office, apenas com uma mesa dentro de sua antiga loja, e menos de 1 ano depois, ele fechou o antigo empreendimento e começou a se dedicar inteiramente ao ramo de viagens.

Transformando o mercado local e os desafios enfrentados

Na época em que a franquia foi instalada, o cenário era de favorecimento para a transformação do mercado turístico. As passagens aéreas eram mais baratas e na região havia um grande número de imigrantes. Com isso, o franqueado encontrou uma oportunidade de conectar pessoas a vários lugares do mundo e, ao mesmo tempo, fortalecer o turismo local.

Mas, diferente do que imaginava, um dos maiores desafios que o franqueado encontrou no início da sua implantação foi a cultura de viajar em sua cidade. Apesar de ser um local de muitos imigrantes, Machadinho D’Oeste-RO, ainda possuía uma mentalidade que viajar de avião era apenas para pessoas de classes mais altas. “Não foi nada fácil mudar esse pensamento, foi com muito esforço que consegui mostrar que viajar é possível para todos e que investir nisso é investir em memórias”, explica o franqueado.

No ano de 2020, o franqueado enfrentou mais um desafio gigantesco em sua trajetória, a pandemia de Covid-19. O ramo do turismo foi um dos que mais sofreu com a paralisação, levando à falência de várias agências, mas ele permaneceu de portas abertas, sem demitir ninguém e ajudando seus clientes.

Esse comportamento reforçou o compromisso do empreendedor e fez com que sua unidade ganhasse mais credibilidade no meio e conseguisse fidelizar clientes.

Diferenciais com inovação e relacionamento com clientes

Apesar de todo o suporte que a franquia oferece, o empreendedor sempre buscou além. Participando de férias, faz networking e investiu em processos que valorizam os agentes de viagens, ele acredita que melhorar seus conhecimentos e se manter atualizado faz sua unidade ser vista de forma diferente.

De acordo com o franqueado, ele entendeu que não é somente sobre vender passagens, mas sim sobre experiências que se tornarão memórias. Criou processos que mitigam problemas e sempre ofereceu um atendimento diferenciado.

“Prezo muito pelo nosso atendimento e, por isso, sempre estou me mantendo atualizado no mercado. Acredito que isso é o que torna o nosso negócio diferente e faz com que nossos clientes sempre voltem”, explica.

Ter esse olhar diferenciado fez com que a marca criasse um nome consolidado na cidade, onde hoje é conhecido como sinônimo da marca. O franqueado se tornou uma referência em empreendedorismo local e sua parceria abriu portas para novas oportunidades, cargos e projetos sociais.

“Atualmente a Encontre Sua Viagem é meu sobrenome na cidade. Por meio dela, eu cresci, fui presidente da Associação Comercial por dois mandatos e me envolvi com diversas ações sociais”, diz Jerfley.

Um setor que segue em crescimento

Mesmo diante de tantas inseguranças, como a atual instabilidade financeira do país e o aumento de tarifas e do dólar, Jerfley se mantém otimista em relação ao mercado. “Não tenho medo de errar, mesmo a situação atual sendo pior que na época da pandemia. Sei que o setor conseguirá superar e continuará crescendo”, finaliza o franqueado.

Joelma, também CEO da Encontre Sua Viagem, aconselha novos empreendedores a continuar investindo e acreditando no setor. “Mesmo o cenário econômico instável em que o Brasil está, o franchising brasileiro continua crescendo. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Entretenimento e Lazer cresceu 15,7% no segundo trimestre de 2025, o que demonstra que cada vez mais, os brasileiros têm colocado seu descanso como prioridade, favorecendo redes como a Encontre Sua Viagem”, finaliza.

Com planos de abrir uma nova unidade e continuar expandindo sua atuação, Jerfley é um dos franqueados mais antigos da franquia e já comemora 12 anos de uma parceria que foi se construindo com base em lealdade, propósito e paixão por realizar sonhos.