A rede de óticas Mercadão dos Óculos, rede de franquias premiada e entre as 30 maiores do Brasil, foi eleita uma das TOP 25 do Franchising Brasileiro durante o BCONNECTED 2025, o maior evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina, promovido pelo Grupo BITTENCOURT.
O reconhecimento destacou as franqueadoras que conseguiram decifrar o chamado “Código do Crescimento”, conceito que representa a capacidade de transformar desafios complexos em vantagens estratégicas. As redes premiadas sustentam sua expansão com pilares sólidos, como governança estruturada, padronização de processos, suporte próximo aos franqueados e uso inteligente da tecnologia – tanto na operação quanto no relacionamento com clientes e na tomada de decisão.
A seleção das TOP25 foi resultado de uma pesquisa de mercado que reuniu estratégias, práticas de gestão e diferenciais competitivos das principais redes de franquias do país. As informações foram analisadas por um comitê especializado, que identificou as marcas com as melhores práticas de crescimento sustentável e visão de longo prazo.
Inovação e flexibilidade como motores de crescimento
“Com mais de uma década de trajetória, o Mercadão dos Óculos vem se destacando pela capacidade de adaptação e pela aplicação inteligente de tecnologia para fortalecer seu ecossistema de franquias”, destaca Gustavo Freitas, CEO da rede.
Entre os diferenciais estão o modelo omnichannel, que replica 45% das vendas digitais às lojas físicas, o desenvolvimento de uma inteligência artificial própria para recomendações de armações e lentes (Invison), além de um sistema automatizado de suporte ao franqueado (SAF), comitês estratégicos e consultoria de campo ativa. “Esses recursos garantem eficiência operacional, padronização e um acompanhamento próximo de toda a rede”, diz Freitas.
“O reconhecimento reforça o compromisso do Mercadão dos Óculos em crescer com propósito, tecnologia e colaboração, consolidando a marca como uma das referências em gestão, expansão e inovação no setor óptico e inspirando outras redes a evoluírem com estratégia e consistência”, finaliza o CEO da rede.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.






