Lavpop by 5àsec acelera o projeto de expansão e aumenta a presença na região Sudeste do país

Com três novas unidades em São Paulo e uma em Minas Gerais, a rede projeta implantar mais 30 lojas até o fim de 2025

Alinhada com a estratégia de expansão, a LavPop by 5àsec, desembarca na região Sudeste do país durante o mês de agosto. As novas unidades da marca, que pertence ao Grupo FROTH, ampliam a capilaridade da rede que, atualmente, conta com mais de 80 operações em funcionamento no Brasil. A meta é implantar, ao menos, mais 30 lojas em diferentes municípios até o fim do ano. Para isso, a LavPop inaugura três pontos de venda no estado São Paulo, situadas em Taboão da Serra, São José do Rio Preto e Jundiaí, e uma localizada em Patos de Minas, no estado de Minas Gerais.

A decisão de expandir para tais regiões visa o bom desempenho do setor de franquias de limpeza e conservação em 2025. Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), no primeiro trimestre deste ano, o segmento em questão no estado de São Paulo registrou um incremento de 15,5% no faturamento referente ao mesmo período de 2024. Com base na mesma pesquisa feita pela associação, o estado mineiro obteve um aumento de 6,3% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em São Paulo, a cidade de Taboão da Serra, recebeu a primeira operação da LavPop na região. Com uma população de 273.542 habitantes, segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município é um importante polo comercial da região sudoeste da Grande São Paulo e possui uma economia diversificada, com destaque para os setores de comércio, serviços e indústria. Já São José do Rio Preto, possui um setor de indústria têxtil potente. Considerada um polo industrial de moda, a região que conta com 480.393 habitantes e reúne mais de 500 empresas do segmento de vestuário no local. Ou seja, em ambos os municípios, há uma atratividade pelas lavanderias de autosserviço, que atendem de forma prática e rápida diferentes perfis de consumidores, a um bom custo-benefício.

Em Jundiaí, no interior paulista, o responsável pela nova operação é Adão Rodrigo Porto Penna, de 46 anos. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Ciência de Dados, o franqueado iniciou sua trajetória no empreendedorismo com um food truck. Em busca de novas oportunidades de investimento junto com a esposa, Letícia Leal Lorenzeti Penna, encontrou uma oportunidade com a LavPop no mercado de franquia. “Estávamos procurando um negócio na área de limpeza e conservação que fosse mais independente e prático. Já conhecíamos a 5àsec, mas não tínhamos muitas informações sobre a LavPop, que tem um formato voltado exclusivo para uma operação de autosserviço. Ficamos interessados, pois a operação conta com um investimento mais acessível e sem a necessidade de funcionários no dia a dia da loja, que pode ser acessada em diferentes períodos do dia, ou seja, exatamente o que estávamos buscando. Nossa expectativa é alta, estamos otimistas e, dependendo do resultado da unidade de Jundiaí, pretendemos abrir mais lojas”, comenta.

Aumentando a capilaridade também em novos territórios de Minas Gerais, a LavPop desembarca em Patos de Minas, cidade com 159.235 habitantes localizada no interior do estado e que tem a economia diversificada, mas com forte vocação para o agronegócio.

“O movimento de expansão da LavPop reflete a crescente adesão ao modelo de lavanderia de autosserviço em todas as regiões do Brasil. Cada nova operação representa um passo importante na missão de tornar esse serviço mais acessível, eficiente e alinhado às demandas do consumidor moderno. Nossos franqueados são peças-chave nesse processo, pois estão inseridos em diversos municípios do país, das capitais até as cidades interioranas, e compartilham a visão de entregar uma experiência diferenciada e de qualidade, a um ótimo custo-benefício”, afirma Alex Quezada, Head de Operações da LavPop e Vice-presidente do Grupo FROTH.

O investimento inicial para abrir uma franquia da LavPop parte de R$ 185 mil, com o faturamento médio mensal a partir de R$ 15 mil, taxa de lucratividade de 20% a 30% e prazo de retorno do investimento de 24 a 40 meses