Instituto Visão Solidária conquista 5 estrelas no Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2025

Rede é reconhecida com a nota máxima em premiação da PEGN, que destaca as franquias de maior excelência no país

O Instituto Visão Solidária (IVS) acaba de conquistar, pela primeira vez, a nota máxima no Prêmio Melhores Franquias do Brasil, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A rede recebeu 5 estrelas na premiação, que ocorreu no dia 24 de junho, em São Paulo, e que reconhece anualmente as franquias com os melhores desempenhos em qualidade e satisfação do franqueado.

O reconhecimento é um marco importante na trajetória da rede, que atua com um modelo de negócio acessível e de impacto social na área da saúde ocular. A conquista reforça o compromisso do Instituto Visão Solidária com a excelência na gestão e o crescimento sustentável no setor de franchising.

“Para nós, este prêmio representa a confirmação do nosso compromisso em oferecer um modelo de franquia que valoriza o relacionamento, a transparência e o crescimento conjunto. É a prova de que, juntos, estamos construindo um legado sólido e transformador”, afirma Tony Cozendey, fundador e diretor executivo do IVS.

Como funciona a premiação

O prêmio avalia as redes participantes em três áreas: o desempenho da rede, que leva em conta crescimento, retorno financeiro e quantidade de lojas; a qualidade da rede, considerando suporte oferecido, força da marca e inovação; e a satisfação dos franqueados, que inclui treinamentos, consultorias e manuais.

Para participar, os franqueadores enviaram à Serasa Experian informações sobre o negócio, como o número de unidades, faturamento e a lista dos franqueados ativos. Depois, esses franqueados avaliaram a franquia e suas respostas foram mantidas em sigilo.

Crescimento em tempo recorde

Criado em 2015 por Tony Cozendey, o Instituto Visão Solidária nasceu com o propósito de democratizar a compra de óculos no Brasil. A ideia surgiu após anos de vivência de Tony no mercado óptico.

A primeira loja física foi inaugurada em 2018, em Cuiabá (MT), a partir dali a expansão seguiu a nível Brasil, consolidando presença principalmente dentro do Centro-Oeste. A proposta inovadora e o foco em acessibilidade fizeram da rede um sucesso.

Em 2022, expandiu por meio de modelo de franquias. Atualmente, o IVS contabiliza 180 unidades comercializadas em 24 estados do país. Apenas em 2024, a rede cresceu 330% e alcançou um faturamento de R$ 55 milhões. A projeção para 2025 é fechar o ano com 200 unidades comercializadas.

Projeto solidário

Além do sucesso empresarial, o Instituto Visão Solidária (IVS) também carrega um propósito social que vai além dos negócios. A rede é responsável pela criação do projeto “Criança de Visão”, que busca doar 20 mil óculos para crianças em situação de vulnerabilidade, visando combater a evasão escolar causada por problemas de visão não corrigidos. A ação também pretende impactar cerca de 80 mil crianças em todo o país.

A iniciativa conta com o engajamento das franquias e parcerias com escolas, clínicas, ONGs e instituições locais para ampliar o alcance da campanha. Cada franqueado contribui com a doação mensal de óculos, fortalecendo o compromisso social da marca com a educação e o bem-estar infantil.

Lançado apenas há um ano, o projeto Criança de Visão já impactou 5 mil crianças, doando em torno de 1.200 óculos. O IVS percorre comunidades mais vulneráveis, onde muitas crianças não possuem condições para arcar com os custos de corrigir os problemas de visão.

Faturamento que atrai

Para investir na marca, é necessário um capital de R$ 195 mil (incluso taxa de franquia + instalação + capital de giro). Esse valor é referente à loja física de 30m2, com dois funcionários. O diferencial do IVS é o faturamento mensal atrativo. É possível alcançar entre R$ 70 mil a R$ 200 mil, fazendo com que seja possível obter um faturamento anual de mais de R$ 1 milhão. Já o lucro médio mensal é estimado entre 20% a 30%, com prazo de retorno entre 13 a 18 meses.

Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.