Pizza, paixão e negócios: clientes da Bella Capri viram franqueados de Araçatuba

Descubra como uma família de Bauru transformou a paixão pelas pizzas da rede em um negócio próprio, unindo sabor, tradição e empreendedorismo

Empreender em uma nova cidade e em um segmento inesperado: assim começou a história empreendedora de Ingrid Cayres, do marido, Cássio Freitas, e do cunhado, Caio Freitas, franqueados da Bella Capri de Araçatuba (SP) – uma decisão motivada por uma combinação de paixão pela pizza da rede e pelo encanto da cidade.

Moradores de Bauru (SP), os sócios já eram fãs das pizzas da Bella Capri. A qualidade, o ambiente e, principalmente, o sabor das redondas haviam conquistado o coração do trio. Em diversas ocasiões, as pizzas eram a escolha perfeita para celebrar momentos especiais ou aproveitar uma refeição em casa.

E foi assim que Ingrid e Cássio notaram uma divulgação da Bella Capri no Instagram, chamando a atenção do casal. Curiosos e animados, decidiram ir além e conhecer de perto a estrutura da franqueadora e do operador logístico, a Mercanzia, em Mirassol (SP). “Ficamos encantados com a infraestrutura, o atendimento, os processos e a proposta da franquia. Esse profissionalismo nos conquistou e viramos franqueados”, conta Ingrid.

Parceria familiar

O desejo de abrir um negócio próprio era um sonho antigo de Cássio, especialmente no setor de alimentação, mas nunca haviam planejado algo tão específico para o curto prazo. No entanto, quando a oportunidade de adquirir uma franquia da Bella Capri surgiu, o projeto se tornou uma paixão que uniu ainda mais a família, agregando Caio na sociedade.

Para Ingrid, a união com os sócios e o apoio familiar foram essenciais para essa decisão. “A Bella Capri passou a ser um sonho de todos nós. Já temos um e-commerce no segmento de papelaria, que é um negócio consolidado, e agora temos uma paixão que é a nossa pizzaria”, comenta a franqueada.

Por que Araçatuba?

A escolha por Araçatuba como local para abrir a franquia da Bella Capri não foi por acaso. A cidade é como uma segunda casa para a família, que tem parentes e amigos por lá e conhece o potencial comercial da região.

Os sócios já têm grandes planos: querem consolidar a marca em Araçatuba e expandir para cidades próximas. “Estamos muito satisfeitos com o suporte que recebemos da franqueadora, o que nos dá bastante segurança para seguir em frente. Inclusive, já temos um plano de negócios estruturado para os próximos cinco anos, com a meta de abrir mais unidades na região”, compartilha Ingrid.

80 mil pizzas por mês

Fundada em 1998, em Mirassol (SP), a Bella Capri conta com 40 unidades e vende cerca de 80 mil pizzas por mês. A rede se destaca pela cozinha automatizada. Com um processo em três etapas, as pizzas ficam prontas em até 10 minutos.

A Bella Capri ainda possui app próprio. “Cerca de 70% das vendas são realizadas pelo app. No Brasil, somos a única pizzaria que tem a maior parte de seus pedidos feitos por um app próprio”, comenta Covizzi.

Além disso, a Bella Capri conta com a Mercanzia, um operador logístico da rede responsável por distribuir os insumos para as lojas e manufaturar alguns dos ingredientes utilizados nas pizzas.

A Bella Capri oferece dois modelos de negócios: o Agile, que envolve delivery e retirada (podem ter o drive thru), com investimento a partir de R$ 299 mil; e o Tradizione, para delivery, retirada e consumo no local, com investimento a partir de R$ 980 mil.

Mercado pizzaiolo

De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas Brasil, o país produz mais de 3,8 milhões de pizzas por dia – o segundo que mais consome o alimento no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O estudo apontou que há aproximadamente 90 mil estabelecimentos de pizzas ativos no Brasil.

São Paulo é responsável pelo consumo de cerca de 870 mil pizzas por dia, sendo que 28% das pizzarias ficam em solo paulista, segundo a entidade.

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2024, o faturamento do segmento de alimentação food service, no qual participa o setor de pizzarias, cresceu 16,4% em comparação com o do ano anterior, faturando quase R$ 9,2 bilhões.