Com planos de expansão para o estado de São Paulo, o Café Cultura – rede catarinense de franquias de cafeterias focada em cafés especiais e boa gastronomia, que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano – acaba de inaugurar duas operações. A primeira, localizada no Shopping Piracicaba e a mais recente, no Shopping Dom Pedro, em Campinas. Além dessas, a marca já conta com uma operação na capital paulista, localizada no bairro de Moema. Os planos da cafeteria incluem abrir 10 unidades nos próximos meses, sendo cinco em cidades do interior do estado.
Criado em Florianópolis com o objetivo de ecoar a cultura da apreciação do café especial, o Café Cultura tem 20 anos de mercado – 14 deles no franchising – e conta com mais de 40 operações nos estados do Sul, além do Rio de Janeiro. A rede vê o estado de São Paulo como uma ponte para chegar a Minas Gerais e a outras localidades brasileiras. Este movimento coincide com o bom momento vivido pelas cafeterias no país, com a forte retomada dos hábitos presenciais, o fortalecimento do trabalho presencial e a ascensão da cultura do café.
Dos brinquedos para as xícaras de café – À frente das operações de Piracicaba e Campinas estão o casal Carolyne Albertini Gradim Gava e Rafael Gava. Juntos há 10 anos, eles sempre sonharam em empreender, mas até então não tinham encontrado algo que lhes despertasse o interesse. Com experiência na gerência de bancos, ela atuava na produção de conteúdo e marketing da fábrica de brinquedos da família. Mas tudo mudou em julho do ano passado, durante férias em Canela (RS).
“Conhecemos a unidade da cidade e foi amor à primeira vista. Imaginamos que também poderíamos abrir uma, mas não sabíamos que se tratava de uma franquia. Tivemos a certeza quando, durante uma viagem ao Rio de Janeiro, nos deparamos com um Café Cultura no Shopping RioSul. Fizemos contato e descobrimos que eles estavam com planos de expansão para o estado de São Paulo. A partir daí, depois de amadurecermos a ideia e demos início às tratativas”, conta Carolyne.
Ela ainda revela as intenções do casal. “Desde o princípio, apresentamos um desejo à franqueadora: nos tornarmos multifranqueados. Além dessas duas, pretendemos abrir outras unidades até o fim de 2025. Queremos explorar o interior do estado, aumentando nosso raio de atuação”. Com isso, certamente virão desafios, mas ela revela estar preparada. “Desenvolvemos uma estrutura para que possamos administrar essas e as futuras operações de maneira eficiente. Estou comprometida a aprender cada vez mais sobretudo quando o capital humano e as intermediações entre as pessoas nas relações de trabalho nos oferecem oportunidades para crescermos”, finaliza.
Mais do que sabor diferenciado – Nascida e criada no sul de Minas Gerais, a CEO e sócia fundadora, Luciana Melo, pensou no Café Cultura como um lugar aconchegante, com um cardápio atrativo e mais. “Costumo dizer que nossos cafés vão da fazenda à xícara com propósito. Cresci com meus avós cuidando do café, sabendo da importância da cafeicultura para a economia do estado. Quando meu marido, Josh Stevens, e eu viemos da Califórnia e decidimos fundar a empresa, sabíamos que o único caminho possível para a diferenciação em um mercado tão concorrido seria priorizar a agricultura de origem, sustentável e ultra especializada. Abrimos mão da massificação e optamos por um produto proveniente de cafeicultores certificados, tendo total controle sobre a torrefação, que é feita diariamente em nosso Laboratório. Também não podemos esquecer de uma figura fundamental para a difusão da cultura da apreciação de um café premium: as cafezeiras, que realizam o cultivo de forma responsável, tornando a bebida ainda mais especial”, afirma Luciana.
Sobre o cardápio, ela completa. “Pensamos com cuidado de modo a agradar aos mais diferentes paladares. São mais de 18 opções de cafés quentes e frios, além de uma linha de bebidas, como matcha, frappés, chás e sucos. Para acompanhar, temos uma grande variedade de pães, pratos rápidos, como saladas e sanduíches, além de drinks e sobremesas. Também apostamos em pratos sazonais e campanhas, como a de Inverno e a de Verão. Além disso, temos cafés torrados e moídos e acessórios que o cliente pode adquirir em nossa loja do café para preparar a bebida em casa”, finaliza.