Franquias de semijoias – Como aumentar a rentabilidade de uma rede com estratégias de gestão eficientes

Com o setor de moda em crescimento, franquias de semijoias devem adotar planos de gestão bem estruturadas para maximizar a rentabilidade e assegurar retorno sobre o investimento

No setor de moda e varejo, franquias de semijoias têm a vantagem de contar com marcas já estabelecidas e um modelo de negócios testado. No entanto, para aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso contínuo, é preciso implementar estratégias de gestão eficientes.

De acordo com a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o setor de moda alcançou um faturamento superior a R$ 5 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com aproximadamente 22 mil unidades em operação em todo o país, o setor também gerou mais de 122 mil novos empregos diretos.

Marcos Pertile é sócio-diretor da Mapa da Mina Acessórios, rede de franquias especializada em semijoias com produção própria, e segundo o profissional, uma das principais vantagens de operar uma franquia é o suporte contínuo da franqueadora. Isso inclui treinamento, estratégias de marketing testadas e “vestir a camisa” de uma marca reconhecida: “Utilizar esses recursos pode reduzir muito os riscos associados ao início de um novo negócio e aumentam as chances de sucesso. A marca que já tem boa relação com o reconhecimento e confiança no mercado pode acelerar o processo de captação de clientes e retorno financeiro”.

Para aqueles que já estão na jornada do franchising, seja no início ou em fases mais avançadas, Marcos destaca algumas recomendações para otimizar sua rentabilidade no segmento de moda.

Conheça seu público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é uma estratégia que pode não parecer inovadora, mas é sempre um passo importante. Para franquias de semijoias, entender o perfil dos clientes – que inclui preferências de estilo, faixa etária e comportamento de compra – permite criar campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes. Esse processo aumenta a captação de leads qualificados, mas também melhora a fidelização dos clientes.

Priorize o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um diferencial competitivo, especialmente no setor de moda, onde a experiência do cliente influencia na decisão de compra de outros consumidores. Investir em treinamento para a equipe garante que todos os pontos de contato com o cliente sejam atendidos com excelência. Um atendimento personalizado e eficiente também gera indicações, que ampliam a base de clientes e, consequentemente, aumentando o faturamento. A integração de tecnologias, como chatbots para respostas rápidas, pode modernizar, agilizar o atendimento e melhorar a experiência geral do cliente.

Capacitação da equipe

A capacitação dos colaboradores é decisiva para o sucesso de qualquer negócio. Para uma franquia, isso significa investir em treinamento tanto em habilidades técnicas quanto comportamentais. Equipes bem treinadas realizam vendas de forma mais eficaz, assim como oferecem um atendimento ao cliente diferenciado.

Incentivar a colaboração entre os membros da equipe e promover a troca de conhecimentos fortalece as habilidades individuais e coletivas, além de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.

Presença nas redes sociais

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para franquias de semijoias. Manter perfis ativos nas plataformas sociais permite que a franquia se conecte com um público amplo e diversificado. Aproveitar as redes sociais para promover novos produtos, ofertas e interagir com clientes aumenta a notoriedade da marca e gera mais oportunidades de venda.

Explore campanhas e promoções

Campanhas de marketing bem elaboradas atraem novos clientes e estimulam a demanda. Para uma franquia no ramo da moda, também envolve campanhas sazonais, lançamentos ou promoções. Utilizar canais como e-mail marketing, redes sociais e anúncios pagos ajuda a alcançar o público-alvo de maneira mais ampla.

Implementar essas estratégias de gestão transforma a operação de uma franquia de semijoias, aumenta sua a rentabilidade e garante um retorno de investimento mais seguro. “Com um foco claro no público-alvo, excelência no atendimento, capacitação da equipe e uma presença digital forte, é possível superar diversos desafios e alcançar sucesso no mercado de moda e varejo”, recomenda o profissional.

Com destaque nesse segmento, a Mapa da Mina Acessórios recebeu o Selo de Excelência ABF 2024, certificação dedicada anualmente às principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. A rede comemora o sucesso de sua estratégia de expansão ao alcançar mais de 50 unidades em todo o Brasil.

O estado do Rio de Janeiro, onde a marca nasceu, se destaca com 33 dessas operações, espalhadas por cidades como Niterói, Duque de Caxias e na capital. A marca já possui operações no exterior, com unidades em Portugal e inaugura pela primeira vez na capital paulista.

As peças da marca utilizam materiais de alta qualidade, com três banhos de ouro 18k, prata 925 e aço inoxidável, o que garante durabilidade e estilo. Todas as peças são antialérgicas e incluem garantia de um ano