O Mercadão dos Óculos, rede de franquias de óticas, anuncia o lançamento de um totem digital que promoverá uma nova experiência de compra no segmento óptico.
Em até 15 minutos, a ferramenta realizará o visagismo e o mapeamento de visão do cliente. Com base em informações personalizadas, ele saberá qual é o formato de armação e lente ideal para sua necessidade, promovendo uma compra inteligente.
O visagismo é uma abordagem que analisa os traços do rosto. Em uma compra de óculos, a técnica indica o melhor formato de armação, que pode ser quadrada, redonda, oval. Já o mapeamento de visão inclui testes de acuidade visual, refração, campo visual. Esses dados ajudam a encontrar lentes personalizadas para o perfil do cliente.
“Trata-se de algo inovador no segmento óptico, em que as lojas começarão a prestar uma verdadeira consultoria para o cliente”, comenta Cesar Lucchesi, diretor de novos negócios da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Experiência do cliente
Na prática, basta o cliente olhar para o display do totem digital e acionar o botão de análise. Em poucos segundos a ferramenta irá sugerir o tipo de armação que mais combina com o formato do rosto e as opções disponíveis na unidade.
De acordo com Lucchesi, hoje o serviço de visagismo é realizado, de maneira geral, por meio do conhecimento do atendente ou do próprio cliente. “Na maioria das vezes, os dois não são especialistas no assunto. Com o totem digital nas lojas do Mercadão dos Óculos, a tecnologia indica de forma precisa o formato de armação ideal”.
Quanto ao mapeamento de visão, o diretor de novos negócios da rede de óticas Mercadão dos Óculos explica que as pessoas, ao olharem para algo, reagem de forma diferente. “Algumas fazem um leve movimento com a cabeça, outras só com os olhos. Isso interfere no tipo e tratamento da lente. Trata-se de uma personalização geral”.
Compra inteligente
Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, destaca as vantagens da nova tecnologia para que o cliente realize uma compra inteligente. “Por meio do totem digital, o cliente recebe todas as informações que precisa, de forma clara e objetiva, para fazer a melhor compra. Ele sai da loja com o que precisa, nem mais, nem menos”, diz. “Satisfeito com a compra, aumentamos nossas chances de fidelizar o cliente”, completa o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Segundo ele, a expectativa é de um aumento de 20% na conversão das vendas e de 10% no ticket médio dos franqueados. “Atualmente, estamos trabalhando um piloto do totem digital em cinco lojas da rede. A projeção é que a nova ferramenta esteja em funcionamento em cerca de 70% das lojas até o fim deste ano”.
Modelos de negócios
De acordo com o CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos. Até o fim de 2025, a projeção é alcançar mil franquias.
Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a franquia Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.
Prêmios e certificações
Em 2023, a rede de óticas Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.