Num mundo onde a conscientização sobre práticas ambientais está em ascensão, a introdução à moda sustentável se torna um assunto extremamente importante. Ensinar as crianças desde cedo sobre a sustentabilidade na moda contribui para a preservação do meio ambiente e educa sobre o consumo consciente. Ao incentivar o uso de roupas produzidas de maneira ecológica, estamos formando uma geração mais consciente dos impactos de suas escolhas no planeta e na sociedade.
Adotar a moda sustentável tem diversos benefícios e vamos citar alguns deles aqui, de acordo com Giovanna Domiciano, fundadora da franquia de moda sustentável infantil, Arena Baby. “Um dos principais benefícios de adotar a sustentabilidade para crianças é a redução da pegada ecológica. A produção de roupas tradicionais muitas vezes envolve processos que são prejudiciais ao meio ambiente, como o uso excessivo de água, produtos químicos tóxicos e a emissão de gases de efeito estufa.” afirma.
Além do aspecto ambiental, a moda sustentável também aborda questões sociais importantes, como práticas de trabalho exploratórias e baixos salários. Ao optar por marcas que valorizam práticas justas e éticas, é possível aprender sobre a importância de apoiar trabalhadores e comunidades locais, isso ajuda a cultivar valores de empatia, justiça e responsabilidade social.
Dentro da moda sustentável podemos abordar diversos tipos diferentes, como moda verde, slow fashion, moda ética, brechós e etc. Ou seja, não apenas as roupas produzidas sem produtos químicos são consideradas sustentáveis. “Na Arena Baby, utilizamos o upcycling, transformando itens que seu filho não usa mais em peças novas para outras crianças, promovendo a economia e cuidando do planeta. O consumo consciente e sustentável é a nossa filosofia, sempre garantimos que as peças que chegam a nossas lojas estejam em estado impecável, como as novas de fábrica.” explica Giovanna Domiciano.
Ao educar a próxima geração sobre a importância de práticas de consumo mais conscientes e responsáveis, estamos plantando as sementes para um futuro mais sustentável e equitativo.