Shopping é atrativo para empreendedores que desejam investir em franquia de alimentação

A marca SK Steakhouse iniciou no franchising em um shopping e projeta encerrar o ano com 10 unidades vendidas somente nesses locais

Investir em um negócio em shopping center, geralmente, é sinônimo de sucesso. Normalmente, esse movimento ocorre pelo fato de serem locais com um alto fluxo de pessoas, de fácil acesso para os consumidores e com uma ampla gama de opções para o que eles procuram. Além disso, a quantidade de centros de compras não para de crescer no Brasil.

De acordo com os dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o país conta com 639 shoppings, atualmente. Desse montante, 193 estão localizados no estado de São Paulo, representando 30,2% do total. Na sequência vem o Rio de Janeiro, com 71 shoppings, com um total de 11,1% do país.

Também é importante ressaltar a força que o mercado de franchising possui nesses locais. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima que as franquias representam de 60% a 70% das ocupações em shoppings. A maior parte dessas unidades se encontram nas praças de alimentação, tendo como principal força as marcas do segmento de Food Service.

“O shopping abrange as maiores e melhores novidades de sua região e, com isso, a comunidade se desenvolve gerando diversas oportunidades”, comenta a CEO da SK Steakhouse – franquia inspirada nas autênticas steakhouses americanas, com cortes premium e comida de verdade – Ketlen Santos.

Início em shopping

A SK Steakhouse nasceu com a proposta de ser uma empresa voltada a atuação em shopping center, por ter baixa concorrência vindo na contramão da comida congelada e ainda oferecer pratos executivos, petiscos, cortes nobres e chopp gelado.

“A nossa primeira unidade é em um shopping center de São José do Rio Preto/SP, sendo uma operação própria. Em 2022 inauguramos a primeira unidade franqueada no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas/SP. Essa loja passou por vários ajustes e serviu para validar as ações aplicadas na unidade piloto, fortalecendo ainda mais a marca e verificando as questões de padronização que o negócio exige, desde o trabalho e organização na cozinha no preparo das refeições até o atendimento final ao cliente”, explica Ketlen.

Visibilidade acentuada

O shopping tem como principais vantagens o alto fluxo de consumidores, visibilidade mais acentuada, potencial maior de vendas, inúmeras oportunidades e infraestrutura estabelecida.

“O potencial de resiliência de um shopping é enorme, contemplando assim as lojas que estão localizadas dentro deles. Os shoppings, cada vez mais, estão se transformando em centros de experiências, além de serem muito conhecidos por sua inovação e tecnologia”, salienta Santos.

Modelo para shopping

A SK Steakhouse tem como destaque no seu cardápio a costelinha SK (costelinha suína premium, assada lentamente e finalizada com molho barbecue), que é o carro-chefe da marca e representa em média 30% das vendas. Também conta com porções (iscas de tilápia, picanha, hot wings); pratos executivos (baby beef, parmegianas, strogonoff); cortes especiais (picanha premium, ancho, T-bone, prime Rib suíno, short Rib); hambúrguer artesanal, drinks, chopp e sobremesas.

O negócio solicita um espaço a partir de 40m², sendo um investimento inicial a partir de R$ 297 mil (incluso taxa de franquia e gastos com instalação e equipamentos). O faturamento é em média de R$ 120 mil por mês, com lucro de 15% a 30% e retorno do investimento previsto em 36 meses. O negócio conta com a necessidade de 12 funcionários (auxiliar de cozinha, caixa, gerente, garçons) tendo em vista se tratar de dois turnos.

Projeções

A SK Steakhouse deseja levar para os shoppings de todo país uma alimentação de qualidade e com comida sempre fresca, além do seu padrão de excelência em atendimento e know-how próprio com otimização de operação.

“A nossa projeção é de comercializar 10 unidades apenas em shoppings até o fim deste ano. Algumas cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Santo André e Campinas são vistas com bons olhos pela nossa equipe de expansão”, finaliza Ketlen.