Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a população de animais de estimação no Brasil era de 167,6 milhões em 2022. Desses, 67,8 milhões são de cães e 33,6 milhões de gatos.
Um mercado bilionário, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), que estima um faturamento de quase R$ 70 bilhões em 2023, incluindo os serviços de embelezamento e higienização, veterinários, venda de produtos e de alimentos, dentre outros.
“O brasileiro tem uma conexão muito forte com os pets e, se tem condição, investe em cuidados com o animal, que vão desde banho e tosa, até alimentos, brinquedos e roupas”, comenta Junior Talhaferro, sócio da franquia Perto Pet.
Franquia em alta
Talhaferro conta que a franquia Perto Pet foi fundada em 2023. No franchising, o negócio faz parte do segmento de Serviços e Outros Negócios, que cresceu 11,8% no terceiro trimestre do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“A franquia Perto Pet é especializada em banho e tosa (estética pet), e tem como princípio estar perto do tutor por meio de uma operação ágil em unidades compactas, de fácil instalação em condomínios, postos de gasolina e galerias”, explica.
Diferencial
De acordo com Talhaferro, a franquia Perto Pet oferece o serviço de banho afetivo, em que o próprio tutor pode lavar o pet usando a estrutura da franquia. “Por uma questão de conexão, em vez de deixar o cão e buscá-lo depois de algumas horas, muitos donos preferem dar o banho”, comenta.
O negócio tem dado certo. O sócio da franquia Perto Pet conta que, entre inauguradas e em implantação, já são dez unidades. Em fevereiro está prevista a inauguração da franquia no bairro da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo.
Para este ano, a meta de expansão é alcançar 200 franquias. Até março, a franquia Perto Pet tem a projeção de inaugurar unidades em São João da Boa Vista (SP), Guarapuava (PR) e em Barueri, no distrito de Alphaville.