A Peixinho Feliz, rede de franquias especializadas em educação infantil do Brasil está de malas prontas para embarcar em uma viagem para a Flórida, nos Estados Unidos. Será a primeira unidade da rede fora do país. Com previsão de abertura para o primeiro semestre de 2024, o novo espaço ficará na cidade de Orlando, que possui uma das maiores comunidades brasileiras na terra do Tio Sam.
– Fomos contatados por um empresário brasileiro que vive lá há mais de 20 anos e quer investir em um modelo inovador de educação infantil para os filhos de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, não apenas na Flórida, mas também em outros estados americanos. E pra nós é muito gratificante receber esse reconhecimento internacional, e ver que pessoas de todos os lugares querem fazer parte da família Peixinho Feliz – conta Damir Forner, fundadora e CEO da rede.
A professora de linguística releva ainda que, além do empresário, outros investidores entraram em contato, interessados em levar o projeto para a região. A tendência é que, após a inauguração no início do que vem, outras unidades cheguem ao país.
– O registro da marca em nível federal nos Estados Unidos foi o primeiro passo para a expansão internacional da franquia. Estamos em conformidade com todas as exigências legais e já encaminhamos os documentos para a Secretaria de Educação do Estado da Flórida. Agora pretendemos olhar com carinho para os demais estados, e consolidar de vez nossa presença lá fora – explica.
Apesar de ter iniciado a carreira em Concórdia, interior de Santa Catarina, Damir passou muitos anos no país americano. Inclusive, fez mestrado na Eastern Michigan University, se especializando em Linguística e Metodologia de ensino.
– Tenho profundos vínculos com os Estados Unidos, onde estudei, trabalhei e tive oportunidades ímpares de construção de conhecimento e de aperfeiçoamento como pessoa e como profissional. Nosso programa de aprendizagem traz em sua essência conceitos educacionais americanos, que buscam desenvolver na criança não apenas as disciplinas básicas, mas a formação como ser humano – afirma.
A rede se destaca pela sua metodologia exclusiva de ensino, desenvolvida com base nos princípios da neurociência, de forma a promover o desenvolvimento global da criança. A prática prioriza a organização, planejamento, atenção individualizada, atividades lúdicas estruturas e experiências essenciais. Entre os principais pilares estão a alfabetização financeira, a educação ambiental e a formação humana.
– As famílias brasileiras residentes no exterior valorizam a aprendizagem e a alfabetização das crianças na língua materna, neste caso o Português. Além disso, elas também querem que seus filhos conheçam a história e cultura do nosso país. Queremos levar não apenas uma metodologia, mas uma representação da nossa casa e dos valores que seguimos, e mostrar que, mesmo de longe, é possível ficar perto – completa.