Segundo a mais recente edição da Pesquisa de Desempenho do Franchising realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), no primeiro semestre, o setor de Limpeza e Conservação obteve um crescimento nominal de 15,4% no período, se comparado aos mesmos meses de 2022, alcançando um faturamento de R$ 917 milhões. Seguindo o bom desempenho do segmento, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil com mais de 550 pontos de venda, também registrou alta na somatória dos seis primeiros meses de 2023. A empresa cresceu de 12,2% de janeiro a junho, em relação ao mesmo intervalo de tempo do ano anterior.
Rumo aos 600 pontos de venda, a 5àsec abriu no primeiro semestre deste ano 18 operações em seis estados brasileiros. Com um plano de expansão que visa a interiorização, principalmente com modelos de negócios mais enxutos, como a 5àsec Express e a Lavpop – marca lançada em 2022 que integra o grupo, a rede francesa almeja a abertura de mais 30 lojas até dezembro de 2023. Além das cidades do interior, a rede busca por oportunidades para aumentar a capilaridade em capitais e grandes municípios do País.
Outro dado promissor, é que a 5àsec também obteve alta nas vendas pelo e-commerce, ferramenta que foi criada em 2017 e impulsionada entre 2020 e 2022. No primeiro semestre deste ano, a marca teve um incremento de 30% nas vendas pelo delivery, mostrando que o serviço online ainda é um forte aliado no faturamento das unidades.
“Nosso objetivo é estimular a população brasileira a utilizar lavanderia, mostrar que os serviços são acessíveis e que podem ser muito mais econômicos do que lavar peças de roupas em casa. Se colocar todos os gastos na ponta do lápis, a economia pode chegar até 30%. Por outro lado, a lavanderia traz uma independência para o cliente, que pode utilizar o tempo livre para ter mais oportunidade com a família, amigos ou para realizar alguma atividade”, finaliza.