Algumas pessoas têm o hábito de dizer que agosto é o “mês do desgosto” e que ele é marcado por superstições e crenças negativas. Porém, em vez de nos apegarmos a esse estigma, por que não consideramos o empreendedorismo como uma forma de mudar essa perspectiva?
O setor de franquias, por exemplo, tem se mostrado uma oportunidade promissora para investidores ávidos por quebrar esse paradigma. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, no primeiro trimestre deste ano, o setor registrou um crescimento de notáveis 18,7%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, com um faturamento que ultrapassou a marca dos R$56 bilhões.
O franchising oferece uma extensa diversidade de oportunidades para empreender e prosperar. Ao optar pelo caminho das franquias, os empreendedores podem usufruir de modelos de negócios já estabelecidos e bem-sucedidos, reduzindo os riscos relacionados a qualquer empreendimento.
Aqui estão algumas boas opções para o empreendedor dissipar a negatividade associada ao mês de agosto:
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com 93 unidades inauguradas. O investimento inicial total é de R$ 44 mil (já com a taxa de franquia) o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses.
Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede é a pioneira no país a entender as necessidades das pessoas alérgicas e sensíveis. Conta 180 produtos em seu catálogo, livres de cerca de 95 substâncias agressivas e causadoras de alergias.
Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede entrou para o franchising no final de 2016, trazendo um conceito de moda circular com produtos até 80% mais baratos do que em lojas convencionais. O brechó e outlet infantil tem se destacado no segmento, com alta lucratividade. Investimento inicial total: R$ 170 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$ 60 mil e prazo de retorno 18 a 24 meses.
Rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio, a rede otimiza o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas. Investimento inicial total: R$200 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$50 mil e prazo de retorno 18 meses.
Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$ 10,00, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Investimento inicial total: R$95 mil (já com taxa de franquia no modelo quiosque), faturamento médio mensal a partir de R$50 mil e prazo de retorno 18 a 24 meses.
Maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia, foi criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área. Oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e faz parte da holding SMZTO. Investimento inicial: R$193 mil, faturamento médio mensal a partir de R$55 mil e prazo de retorno 19 meses.
Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja que oferecesse muitas opções de presentes e decorações criativas para públicos diversos, num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. Contando com mais de 70 franquias espalhadas por todo o país, o investimento inicial total é de R$19.500,00 (já com taxa de franquia), o faturamento médio mensal é a partir de R$15 mil e o prazo de retorno 12 a 18 meses.
Especializada em publicidade em sacos de pão, a rede possui mais de 43 unidades espalhados em todo o país. Com modelo de negócio assertivo, a marca une o anunciante ao consumidor final, de maneira eficaz e contínua. Seu modelo home based permite flexibilidade de horários e sem investimento estrutural. Investimento inicial total: R$6.999,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$14.400,00 e prazo de retorno 1 a 4 meses.
A primeira franquia de intermediação de diaristas, destaca-se como a marca mais rentável do segmento, realizando quase 700 mil diárias anualmente em suas 155 unidades franqueadas. Além de oferecer diversos serviços domésticos, a empresa também facilita o contato gratuito entre profissionais especializados e aqueles que necessitam de serviços e reparos. Investimento inicial total: a partir de R$30 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$30 mil e prazo de retorno 12 a 14 meses.
Com um modelo de negócio enxuto e inovador, a N1 Chicken trabalha sob o sistema de dark kitchen oferecendo aos clientes o melhor frango frito do Brasil. Possui também opções de hambúrgueres, refeições, deliciosos molhos próprios, bebidas e sobremesas. Com cerca de 200 unidades no Brasil e 4 em Portugal, a rede tem uma operação simplificada, com baixo custo de investimento e gasto mensal. Investimento inicial: R$189 mil, faturamento médio mensal a partir de R$100 mil e prazo de retorno 9 a 16 meses.
Pioneira no segmento de franquias de crédito rural, possui um modelo de negócio inovador, com suporte técnico e treinamento. Credenciada nas principais instituições do Brasil, com sistema de gestão próprio, estratégia de marketing e fortalecimento da marca, a rede é uma ótima opção de investimento para quem busca a autonomia do próprio negócio. Investimento inicial total: R$23.790,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$17.200,00 e prazo de retorno 4 a 6 meses.
Primeira e melhor escola de programação e robótica do Brasil, a SuperGeeks possui 50 unidades ativas que ensinam ciência da computação a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores. O investimento inicial médio, para a modalidade de microfranquia, é de R$ 9 mil, o faturamento médio mensal é a partir de R$20 mil e o prazo de retorno de 12 a 24 meses.
A marca é considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, recebendo por dois anos consecutivos o selo de excelência da entidade. Com técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos. Investimento inicial total: R$160 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$80 mil e prazo de retorno 12 a 18 meses.