Farmácias de manipulação e drogarias convencionais têm serviços complementares para o consumidor. Atenta a isso, A Fórmula, rede de franquias de farmácias de manipulação que atua há mais de 30 anos no mercado magistral, acaba de fechar uma parceria com a rede de drogarias Pague Menos.
Em 2022, A Fórmula faturou R$170 milhões, um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior. A estimativa para 2023 é encerrar o ano com R$200 milhões em caixa. Só com a parceria feita com a rede Pague Menos, a empresa espera que 15% do seu faturamento final seja procedente desta cooperação em 2024.
A união entre A Fórmula, que conta com mais de 80 unidades em operação distribuídas por 19 estados brasileiros, e a Pague Menos, que se tornou a segunda maior rede do varejo farmacêutico após a aquisição da Extrafarma, chegando a 1.600 lojas, é um exemplo típico da relação “ganha-ganha”, onde tanto as empresas quanto os consumidores tendem a ganhar.
Por meio dessa iniciativa, os clientes da Pague Menos e da Extrafarma terão suas receitas contendo a prescrição de produtos industrializados associados a produtos manipulados, encaminhados para o atendimento de A Fórmula através de um QR Code. Assim, mesmo que a cidade onde o consumidor resida não tenha uma unidade de A Fórmula, a operação da drogaria mais próxima se encarregará de providenciar o produto e enviá-lo para a residência do cliente.
“Por meio da parceria, clientes da drogaria terão acesso facilitado aos nossos produtos manipulados, gerando um benefício a esse consumidor”, explica Bruno Costa, diretor executivo de A Fórmula. De acordo com Costa, todos os funcionários da Pague Menos e Extrafarma receberão um treinamento para encaminhar corretamente o consumidor que chega à drogaria com a receita de um produto a ser manipulado.
O executivo comenta ainda que a expectativa de A Fórmula com essa cooperação é que ela represente cerca de 20% a 25% do fluxo das unidades da rede em um ano. “Nosso plano de expansão é chegar a 300 operações nos próximos cinco anos, e assim a abrangência da parceria ganha um escopo ainda maior”, afirma. Lembrando que um dos papéis da franqueadora é justamente gerar demanda de clientes para as operações franqueadas.