Com anos de atuação no setor de bares e restaurantes, Fábio Bindes, presidente do Grupo Lago e sócio fundador da Sushiloko, evidencia a importância de aprender com os erros e compartilhar know-how para melhorar os investimentos, após um prejuízo significativo em um restaurante. O empreendedor explica como a experiência ruim pode servir para melhorar as escolhas na abertura de estabelecimentos e compartilha os insights adquiridos para ajudar outros empreendedores a evitar armadilhas semelhantes.
Atualmente, Bindes é conhecido por sua visão de negócios e habilidades empreendedoras. Em sua trajetória de sucesso no mercado das franquias, falhas também fizeram parte do caminho e aprendizado, uma em especial com perda substancial de 1 milhão de reais, que rendeu três grandes lições.
Ao investir em uma loja no aeroporto de Brasília, na época em que a administração do espaço havia sido privatizada, as expectativas de lucro eram altas. O fluxo constante de pessoas no segundo andar, no qual a sua unidade estava localizada, encorajava uma margem segura para o pagamento do aluguel de mais de R$ 40.000 por mês. A reviravolta veio com uma mudança na disposição das lojas para manobrar o curso dos passageiros, posicionando a maioria dos restaurantes nas áreas de embarque e desembarque. Essa variação foi responsável por um baixo fluxo no segundo andar, em que ficava o restaurante e um compromisso caro para mantê-lo.
Com essa experiência, aprendeu três grandes lições:
- Não depender de terceiros para obter sucesso na operação;
- Com ponto de rua, poderíamos ter executado inúmeras ações para reverter o cenário;
- Um custo fixo alto demais, embora signifique, geralmente, que o ponto tem muito fluxo, quase nunca compensa o risco;
- Diluir investimento em mais de uma unidade tende a ser uma estratégia mais bem sucedida e menos arriscada.
O empreendedor assegura que entender a importância da praça foi fundamental para prosperar no setor. “A escolha da praça tem um papel fundamental no composto de marketing e impacta diretamente na saúde do negócio. Planejar, estudar o mercado, aprender com seus erros e também de outros empresários e tomar essas lições no momento da estruturação é fundamental para o lucro do negócio. Afinal, não existe nada mais desastroso do que uma falha no processo de elaboração e execução da praça e posso assegurar isso na prática”.
Além disso, o empreendedor e mentor de outros profissionais do setor, estimula a ideia de não se deixar abater por experiências negativas, mas transformar em aprendizado, uma nova chance de crescer e se reinventar. Para entender melhor sobre os três pilares, pontuados pelo empreendedor para aumentar a independência, lucro e escala do seu negócio.