Grande parte da rede de franqueados da The Best Açaí conheceu a marca como cliente e enxergou na proposta um negócio visionário. Pensando nisso, a franqueadora que participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo em 2023, montou uma versão pocket de loja e convida o público participante para viver a experiência como cliente. Mais de 14 opções estarão disponíveis para que os participantes da feira montem a composição que mais agrada ao paladar. Atualmente a The Best Açaí é a maior rede brasileira de açaí e sorvete no modelo self-service, com produção de 12 sabores de açaí e 24 de sorvetes, além da logística que também é própria, e mais de 230 lojas espalhadas pelo país.
“O propósito da feira é a venda, logicamente, e nós teremos condições especiais para aquisição. Mas a The Best Açaí só chegou onde está pela experiência que proporcionamos para todos que tem contato com a marca. As pessoas só compram aquilo que elas se identificam. Por isso, antes de qualquer negociação nosso objetivo é que elas conheçam, gostem da experiência e dos produtos, criando identificação”, aposta o CEO, Sérgio Kendy.
O investimento na franquia da The Best Açaí é de R$ 230 mil com lucratividade média de 20 a 25% e retorno de investimento em aproximadamente 16 meses. Os royalties são fixos em R$ R$ 1.045 reais ao mês e o modelo de loja é único, partindo de 80 m². “Os participantes da feira poderão conferir como funciona todo o ecossistema da The Best Açaí. Desde a nossa fábrica, a Amadelli, que produz toneladas de açaí e sorvete por mês, nossa logística, o sistema próprio e todo suporte que oferecemos aos franqueados desde a abertura da loja até a manutenção de suas franquias”, explica Kendy.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), no intervalo de 10 anos, de 2012 para 2022, houve crescimento de 15 mil % na comercialização do açaí, chancelando o fruto como negócio. Em 2021, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção foi de 1.485.113 toneladas. A versatilidade e a classificação de superalimento do açaí, que é repleto de antioxidantes e outras características, assim como o salto de negócios de alimentação em que é protagonista, têm contribuído para o cenário promissor.
Multifranqueados com cases de performance de lojas
A rede de franquias também aposta na satisfação e nos cases dos multifranqueados atuais como um importante argumento de venda para a feira. “Muitos participantes com certeza irão investir capital para o primeiro negócio. A insegurança é natural. Por isso abordamos cases de nossos franqueados, exemplos de pessoas que apostaram no negócio e são a comprovação de que vale a pena”, argumenta o CEO, Sérgio Kendy.
Um exemplo disso é Jairo Roberto de Almeida que vendeu sua casa para investir na primeira unidade e abriu mão do concurso público de 15 anos. Atualmente com seis lojas, projeta para 2023 o faturamento de R$ 10 milhões como multifranqueado. “A família inteira passou a se envolver nos negócios, aproximadamente oito pessoas fazem a gestão das franquias. Nos damos super bem e trabalhamos juntos, somando nossos esforços. Posso dizer que a The Best Açaí mudou nossas vidas para muito melhor e nos uniu”.
Já Daniela Bona tem quatro franquias e puxou a família e amigos para o negócio. “Costumo sempre dizer que a The Best Açaí contribuiu para que eu e meu esposo ficássemos juntos. Conheci meu marido no início da pandemia, trabalhei em home office por 6 meses em Blumenau, Santa Catarina. Eu já era cliente e apaixonada pela marca, mas trabalhava como enfermeira viajando pelas cidades do Paraná. Em determinado momento precisei voltar a viajar. Para ficarmos juntos em Blumenau resolvemos abrir uma unidade da The Best Açaí. Seria a primeira de quatro atualmente”, resume Daniela. Ela e o marido possuem quatro unidades na região, seus sogros mais três unidades, também em Santa Catarina, e mais dois casais de amigos próximos abriram quatro unidades a partir da indicação dela.