De acordo com uma pesquisa de dezembro de 2021 realizada pela Fispal Food Service em parceria com a FGV Jr — que traça um perfil dos novos hábitos de consumo ao redor do Brasil — o consumo de alimentos saudáveis passou a ser mais relevante para 39,13% dos entrevistados.
Consequentemente, houve um aumento na procura por restaurantes e quiosques que oferecem comidas e bebidas naturais e saudáveis. Um exemplo disso é a Sucos S/A, uma das franquias que vem crescendo no segmento.
“2022 foi um ano de muito progresso para nós. Fomos capazes de dobrar o faturamento em relação ao ano anterior, chegando a R$ 10 milhões. Além disso, alcançamos a marca de 14 franquias espalhadas pelo país”, afirma Gustavo Dinamarco, sócio fundador da rede.
Esse aumento na demanda faz com que o Food Service necessite de criatividade para anteder as necessidades dos consumidores. No caso da Sucos S/A, foram adicionados três novos produtos no cardápio, que foram os caldos, os sucos duplos e também os wraps. “Investimos em novos produtos e sabores para atender os diferentes períodos de alimentação dos clientes durante as quatro estações do ano. Agora conseguimos atender as pessoas em qualquer época e dar conta de todas as procuras”, comenta Dinamarco.
Segundo pesquisa da Brasil Food Trends, o mercado de alimentação saudável cresce cerca de 12,3% ao ano no país. Com isso, a previsão da rede de franquias de comidas naturais para 2023 é positiva.
“Temos um modelo de negócios completo que se adapta desde uma loja de rua a um quiosque na praça de alimentação de um shopping. Por isso, para este ano, projetamos chegar a 30 unidades e, novamente, dobrar o faturamento”, ressalta Gustavo.
Esser mercado não é o único que está em alta, visto que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Alimentação – Food Service registrou o segundo melhor desempenho em 2022, com alta de 21,5% em comparação com 2021. O reaquecimento do setor de serviços e a manutenção da demanda pelo delivery contribuíram para esse crescimento.
Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 200 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.