Nos últimos anos, o Brasil tem visto um aumento significativo no número de Lavanderia self service. Essa tendência tem sido impulsionada pelo aumento da urbanização e pela mudança nos hábitos de consumo da população brasileira.
Seguindo essa tendência, em 2021 nasceu, na cidade de Indaiatuba, em São Paulo, a Seld Lavanderia Express– serviço especializado em lavanderia doméstica – que oferece serviços de lavagem de roupas, cobertores, edredons, etc. Com expansão agressiva, impulsionada pela Acelerando Franquias – empresa especializada em formatação de franquias, assessoria, planejamento estratégico e expansão de redes – a marca já conta com 88 unidades e visa chegar a 200 pontos até o final de 2023.
Para Eduardo de Assis Rodrigues, fundador e CEO da Seld Lavanderia Express, esta procura pelo serviço, que deve crescer paulatinamente nos próximos anos, já pode ser verificada atualmente. “Uma das principais razões para o crescimento das Lavanderia autosserviço é a mudança na dinâmica familiar, já que muitas pessoas não têm tempo suficiente para cuidar das tarefas domésticas, como a lavagem de roupas, e esse formato de lavanderia oferece uma opção conveniente e acessível para essas pessoas” completa
A Seld Lavanderia Express oferece preços competitivos em relação às Lavanderia tradicionais, tornando-a uma opção acessível para pessoas de todas as classes sociais terem a oportunidade de lavar e secar suas roupas em máquinas modernas e eficientes, sem a necessidade de gastar tempo e dinheiro lavando-as em casa. Essas Lavanderia geralmente oferecem serviços de lavagem de roupas, cobertores e edredons. “O processo de lavagem de roupas, por exemplo levam em torno de 35 minutos e o de secagem 45, com valor a partir de R$ 15,00 para lavar e R$ 15,00 para secar, podendo variar de acordo com a região” explica Eduardo. Em geral os clientes da rede são pessoas ocupadas, que residem em apartamentos e têm área de serviço reduzida e desejam economizar tempo e dinheiro, sem comprometer a qualidade da lavagem de suas roupas, explica o CEO.
Dados sobre o franchising brasileiro relativo ao primeiro trimestre de 2022 apontam um aquecimento do setor de Limpeza e Conservação, em uma tendência de manutenção de alta para os próximos meses. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento faturou R$ 380 milhões neste período inicial deste ano, em uma alta de 5,1% em relação à mesma época do ano anterior. Levando em consideração o período compreendido entre o segundo trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, a quantia movimentada foi de R$ 1.5 bilhão (crescimento de 14,2%).
Quem quiser investir na marca pode escolher entre dois modelos: Loja e Conteiner e deve investir a partir de R$ 50 mil, com possibilidade de financiamento das máquinas, ou a partir de R$ 160 mil, com aquisição à vista das máquinas.