O nordeste brasileiro tem atraído olhares de grandes marcas que planejam seguir com seus planos de expansão. Em dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising-, sobre o desempenho das franquias na região faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquias nordestinas cresceu 7,6%, chegando a 26.809 mil operações.
No Alagoas por exemplo foi observado um crescimento de 19,5 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 1,9 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado alagoano ficou com 9,5%, totalizando 1.513 operações.
De acordo com dados do ranking da ABF das 30 maiores cidades em variação por unidades no primeiro semestre de 2022, as redes estão se expandindo mais em capitais fora do eixo Rio-São Paulo e no interior.
Para o diretor da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro: “O Nordeste é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias. Temos muitos municípios que possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir suas unidades. É perceptível em todos os Estados, assim como Alagoas que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes. Várias cidades do interior se desenvolveram muito, formando um novo mercado potencial”, afirma o diretor.
Conhecida por suas praias belíssimas, e por ser a cidade mais populosa do estado, Alagoas possui mais de 900 mil habitantes. Com esses números, as marcas já consolidadas em outros estados estão mirando a região para abrir mais unidades.
Corroborando com a descentralização do setor, mais especificamente na capital alagoense, algumas redes contam com unidades de sucesso na região. O Instituto Gourmet Brasil, rede líder em empreendedorismo gastronômico no Brasil, possui diversos cursos de curta ou longa duração e flexibilidade nos horários, focando na interação do aluno e aprendizagem para uma formação profissional completa. Com investimento a partir de R$190 mil, o Instituto Gourmet possui mais de 150 franquias em todo país. A rede enxerga oportunidade para aberturas de unidades na cidade e na região do nordeste.
Segundo a gerente de expansão do Instituto Gourmet, Patrícia Rocha, a rede está em crescimento nos estados da região nordeste, e em Alagoas, a rede tem 6 Cidades para expandir no interior, além da capital Maceió que está disponível para abrir uma unidade. “Hoje somos a maior rede de escolas especializadas em cursos de gastronomia. No ano passado crescemos 25% e a meta para 2023 é 30%. Esses números refletem o sucesso do modelo slim, dedicado às cidades menores, acima de 60 mil habitantes. É um modelo inovador, com uma sala de aula, em 100 metros quadrados. É um investimento menor, de R$ 190 mil. Hoje, somos voltados para a classe C, pessoas que querem empreender, mas também temos muitos alunos que procuram por hobby”, afirma.