O segmento de suplementos alimentares e artigos esportivos é bastante competitivo e a Dr. Shape – maior franqueadora da América Latina na área, com 70 lojas – sabe que é preciso diferenciar-se para atrair e fidelizar o cliente, com o intuito de aumentar o ticket médio das vendas e, assim, manter um bom faturamento de suas lojas.
Há alguns anos, a franqueadora apostou na criação de marcas exclusivas, iniciando pela linha Dr. Shape, com suplementos alimentares indicados para todos os consumidores que buscam saúde, bem-estar e melhor rendimento na prática esportiva. “O investimento foi um sucesso. A alta qualidade dos produtos e a excelente relação custo-benefício foi percebida pelos clientes. Os franqueados também ficaram satisfeitos por contarem com uma margem de lucro maior nas linhas exclusivas e esse passou a ser nosso carro-chefe, liderando todas as categorias em que temos produtos”, comemora Felipe Kalaes, Diretor de Operações da Dr. Shape.
O sucesso da linha Dr. Shape fez com que a franqueadora desenvolvesse duas outras linhas exclusivas, com o passar do tempo: Iconic Nutrition e The One Nutrition, cada uma com seu público específico.
A Iconic Nutrition oferece uma linha premium, visando o público que pretende obter alta performance em treinos. Já a linha The One Nutrition é composta por produtos altamente indicados para quem está seguindo à risca as orientações dos nutricionistas, já que são formulados por ingredientes bastante puros e equilibrados, na medida para dietas.
Ainda nas linhas exclusivas, a aposta para 2023 é a Whey Bar Dr. Shape, uma barra que tem 11 gramas de proteína, baixo teor de sódio e não contém glúten. Com alto valor protéico e nutritivo, o produto é ideal para aqueles que buscam massa muscular e uma alimentação mais equilibrada. Nos sabores avelã, brownie, chocolate branco e cookies, as barras são deliciosas e substituem a sobremesa, matando aquela vontade de consumir doces.
Novas lojas
A Dr. Shape também inaugurou novas lojas em 2022, em diferentes municípios brasileiros. A marca chegou a Maracaju (MS), João Pessoa (PB), Floriano (PI), Rio do Sul (SC) e Feira de Santana (BA), sem esquecer do estado de São Paulo, onde conta com 15 lojas e inaugurou praças como o bairro do Tucuruvi, na capital paulista, por exemplo. Essa expansão resultou em um crescimento de 10% em número de lojas no ano. “O crescimento se dá por já sermos um nome forte no mercado, mas também porque sempre buscamos inovar”, pondera Kalaes.
Um projeto inovador da marca foi incluir, no projeto das lojas, a clínica estética Viva na Medida, que pode ser implantada nas novas lojas, que serão inauguradas futuramente. Desta forma, o franqueado poderá não apenas comercializar produtos, mas também oferecer aos clientes serviços estéticos.
No espaço, os clientes têm a oportunidade de participar de um programa completo para alcançar os objetivos corporais com eficiência e saúde, unindo a suplementação com uma dieta balanceada e o tratamento estético feito em equipamentos de alta tecnologia para tratamentos estéticos para melhorar a flacidez cutânea, o contorno corporal e diminuir a gordura localizada.
A clínica Viva na Medida já está operando em uma unidade franqueada no Mato Grosso do Sul e em outra em Taubaté, no interior de São Paulo, com sucesso. Para o franqueado, a clínica Viva na Medida simboliza um incremento de 30% na lucratividade do negócio. “O espaço compartilhado otimiza o investimento e fideliza o cliente, vantagens de oferecer o novo serviço. Nossos clientes estão satisfeitos com os resultados alcançados e isso, claro, deixa os franqueados contentes com o investimento realizado na clínica. E franqueado feliz é uma realização para a franqueadora”, finaliza Felipe Kalaes.