Como uma empresa comprometida com o meio ambiente, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, possui inúmeras iniciativas que corroboram com práticas sustentáveis. Dessa forma, a marca francesa implementou o porta-tíquetes de papel reciclado, as capas retornáveis, utiliza insumos químicos biodegradáveis e já trabalhava com cabides de plásticos de origem sustentável. Participante de Comitês de ESG de alguns setores, a franquia enxergou oportunidades para ir além. Assim, identificou no mercado a possibilidade de firmar uma parceria com a Wise, uma empresa que utiliza embalagens plásticas descartadas para a produção de matéria-prima, e que desenvolveu exclusivamente com a 5àsec o Cabide Sustentável. A iniciativa promove a economia circular, favorecendo cooperativas de reciclagem e o meio ambiente.
Placa de computador verde Descrição gerada automaticamente com confiança médiaOs novos cabides que integram este projeto começam a ser utilizados nos mais de 500 pontos de venda da 5àsec a partir do mês de junho, devido ao Dia Internacional do Meio Ambiente. Neles, haverá uma frase escrita “ 5àsec Sustentável – Já fui uma embalagem descartada. Hoje sou este cabide utilizado pela 5àsec”, para que os consumidores tenham ciência da importância dessa iniciativa com a sociedade e o meio ambiente como um todo. “Investir em ações como esta sempre esteve em nossos planos. O Brasil conta com uma quantidade imensa de plástico que é descartado. E para que esse tipo de material seja reaproveitado sendo transformado em outro objeto, como no caso dos cabides utilizados na rede, a parceria com a Wise foi essencial. A empresa desenvolve soluções para a reutilização do plástico, destinando-o para um novo ciclo, evitando que fique em lixões e aterros a céu aberto gerando um impacto negativo sobre o meio ambiente e os lençóis freáticos. Assim, com o uso de alta tecnologia, são produzidos novos objetos que contribuem para um futuro sustentável”, explica o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth.
Segundo Daniel Marron, business developer independente e idealizador do projeto, o consumidor está ávido por mudanças que tragam impactos reais. E foi essa visão oferecida à maior rede de lavanderias do mundo, com o apoio da Wise, que há anos investe em tecnologia de transformação de resíduos com geração de valor, fazendo com que negócios de diferentes segmentos consigam ter uma dependência menor de matéria-prima virgem. E de acordo com dados fornecidos pela empresa, o plástico é um produto valioso para ser queimado ou enterrado, já que mais de 8 milhões de toneladas do material pós-consumo são descartados anualmente no Brasil. Além disso, entre 10% e 15% do total do plástico após uso é reciclado no País graças ao trabalho de catadores, sucateiros e cooperativas que são remunerados para isso, melhorando assim o ambiente.
“Nossa empresa acredita, incentiva e participa da cadeia de reciclagem do plástico. Somos um dos principais consumidores de Polietileno e Polipropileno pós-consumo e reinserimos esse material no mercado com diferentes fins. Trabalhamos para captar o plástico descartado com objetivo de transformá-lo em materiais novos e com alto valor agregado para utilização nos mais diversos setores da economia. Neste processo, evitamos o uso de recursos não renováveis como o Petróleo e o Gás Natural, usufruindo 80% menos energia do que se utilizássemos o plástico virgem e emitimos toneladas a menos CO2. Dessa forma, a cadeia de suprimentos se torna mais responsável, com empresas e clientes conscientes, possibilitando elevar o padrão de vida da sociedade, consumindo de forma racional e sustentável os recursos naturais que temos disponíveis e garantindo o bem-estar das futuras gerações”, revela o managing director da Wise, Bruno Igel.
Além deste projeto, a 5àsec criou o cashback de cabides, uma ação que incentiva a reutilização de cabides que são enviados junto com as camisas, vestidos, ternos e outros itens que recebem os serviços das lavanderias. Esta é uma alternativa para minimizar os impactos da escassez de insumos plásticos no mercado, visando o consumo consciente e sustentável. O sistema funciona como desconto ao cliente, ou seja, por cada cabide devolvido, que é higienizado e reutilizado.
Outros projetos
A 5àsec também disponibiliza nas operações uma caixa coletora exclusiva para que clientes depositem embalagens plásticas a serem enviadas para pontos de reciclagem de cada cidade onde a unidade atua. Outra iniciativa são as capas retornáveis, que envolvem as peças de roupas após serem limpas e passadas, como forma de proteção, feita em material resistente (TNT), que suporta cinco camisas, em média. Aos que ainda preferem as de plástico, todos os itens feitos com este material, contam com insumo biodegradável. A marca também investe em outros itens pensando na sustentabilidade, ao optar pela sacola de papel reciclado e disponibilizar aos clientes um porta-tíquetes feito em papel ecologicamente correto, proveniente de madeiras de reflorestamento, 100% reciclável.
Com utilização de insumos 100% biodegradáveis, a 5àsec segue as diretrizes da legislação sanitária e que não prejudicam o meio ambiente. Também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. Dessa forma, a economia de água nos equipamentos da rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais.