Um estudo sobre o potencial do empreendedorismo no Brasil feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), revelou que o número de brasileiros que desejam investir em um negócio nos próximos três anos aumentou em 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas.
Porém, por não saberem em qual tipo de negócio irá investir, muitos acabam desistindo de empreender. Dentro disso, uma boa opção para essas pessoas que desistem no meio do caminho são as franquias em segmentos únicos ou que dominam boa parte do mercado em que atua, pois contam com maiores chances de chegar ao sucesso.
As franquias de pouca concorrência são aquelas que estão focadas em um nicho muito específico do mercado, em grande parte sendo os micros nichos. Isso quer dizer que os negócios operam em ambientes mais tranquilos, com quase nenhuma concorrência, por vezes sendo a única no segmento.
A FiChips – rede de food service com pratos típicos do Reino Unido – é um dos negócios que se encaixam quando se trata de pouca concorrência. Isso se deve ao fato de que a franquia foi a primeira no Brasil a comercializar o tradicional prato inglês fish and chips (peixe e fritas), além de ser o único fast food no país, até o momento, a produzir esse prato.
Além de trazer o fish and chips para o Brasil, o CEO e fundador da FiChips, Hermes Bernardo, também adaptou o prato para agradar os brasileiros, deixando-o ainda mais único. “Troquei o bacalhau pela tilápia, por ser mais comum no nosso país, porém dependendo da região o peixe pode variar. O molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser consumido com limão.”
Fidelização de clientes em um negócio com pouca concorrência
Para conquistar a fidelização dos clientes é necessário contar com diversas ações com o objetivo de alcançar a lealdade e a confiança dos clientes com a marca. De forma resumida, esse processo consiste em proporcionar uma experiência de compra positiva ao consumidor, mas isso em um nível alto, fazendo com que a sua empresa seja incluída na lista de favoritos.
Mas, é importante ressaltar que para conseguir essa fidelização, as ações vão além de oferecer um produto de qualidade. O negócio deve gerar valor através de tudo que ele disponibiliza na sua empresa, dessa forma, a marca consegue superar as expectativas do cliente.
Segundo Hermes, a FiChips faz um trabalho cotidianamente de fidelização dos seus clientes, ou seja, todos os dias é promovido algo novo ou até mesmo repetido, mas que chame a atenção do consumidor e o faz querer voltar para a rede de fast food para comer novamente.
“Uma das ações que fazemos todos os dias é a do cartão de fidelidade. Nós utilizamos cartão fidelidade com direito a um prato grátis após o preenchimento de 10 compras. Ou seja, essa campanha faz com que o cliente volte mais vezes ao nosso restaurante para completar o seu cartão e, com isso, ganhar um outro prato totalmente grátis”, explica o CEO da rede.
Estratégias para atrair mais consumidores
O marketing é muito importante e necessário para todos os tipos de negócio, pois ele é um dos principais meios para atrair o público. Porém, só o marketing não consegue tudo sozinho, por isso também é encontrado a necessidade de investir em outras estratégias para atingir uma outra parcela de consumidores.
Uma dessas alternativas são as promoções, uma boa parte do público se sente atraída por descontos e ofertas, fazendo com que ela vá até o local para conhecer, gerando grandes chances de se tornar um cliente fiel. “Aqui na FiChips nós investimos na estratégia de proporcionar ao cliente um happy hour mais atrativo e para conseguir isso, uma das promoções que recorremos é de chopp em dobro”, comentou Hermes.
Outra ação bem comum é a de levar algumas atrações para o local, pelo fato de ter muitas pessoas que gostam de sair de casa e fazer mais coisas além de comer e beber, também gostam de curtir uma música ao vivo e até mesmo dançar. “Temos um momento de alta atração no meio e nos finais de semana. Contamos com música ao vivo de quinta-feira a domingo, sempre com cantores de diversos ritmos nas unidades pub”, diz Hermes Bernardo.
Por fim, outra estratégia utilizada pela rede e que vai além do marketing é a de transmissões esportivas. “Fazemos as transmissões de jogos de futebol de diversos países e ligas diferentes. Esse recurso é importante, pois aqui no Brasil a maioria das pessoas são apaixonadas por futebol e quando você junta comida de qualidade, chopp gelado e o esporte, a chance de fidelizar e atrair mais público é bem grande”, completa o CEO da FiChips.
Cardápio atrativo também é essencial
Um dos diferenciais da FiChips é levar um ambiente para todas as idades com lúdico da Inglaterra. Além disso, a rede de fast food também possui um cardápio desenvolvido para agradar a todos os paladares, mas sem a necessidade de perder a proposta inicial do negócio.
“O nosso cardápio beneficia até o investidor, pois mesmo sendo uma operação de alimentos ela é muito fácil de operar, principalmente pelo fato de não ter perca de produtos, pois a maioria conta com um shelf-life (prazo de validade) maior”, salientou Hermes.
O Fish & Chips é a estrela que mais brilha no cardápio da rede, conta o CEO. “Além desse, o Fish & Onion também é uma de nossas estrelas do cardápio, pois são os pratos que trazem toda a tradição britânica. Em seguida temos nosso London Burguer, com 150 gramas de hambúrguer de fraldinha e mais quatro ingredientes a escolha do cliente.”
Além destes, outros pratos campeões de vendas são a Potato, que é uma batata recheada com os ingredientes escolhidos pelo cliente. “Uma das atrações do almoço é o prato executivo, com um destaque especial para a parmegiana de tilápia, acompanhada de purê de ervilhas (receita britânica)”, finaliza Hermes.