Após dois anos sem sua execução integral e de forma presencial, a ABF retoma a realização do Selo de Excelência em Franchising, principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Em 2022, ao completar 31 anos de história, o SEF bateu recordes: foram 256 marcas chanceladas. O Estado do Rio mostra a representatividade no franchising e ganha destaque, batendo também o recorde com 27 redes premiadas.
A principal chancela do mercado de franquias brasileiro é conquistada pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na Pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
Para levar em consideração os reais impactos da Covid-19, alguns pontos da Pesquisa do SEF 2022 foram revisitados. O questionário foi composto por perguntas que visaram avaliar os períodos “Pandemia x Não Pandemia”. Os pesos dos blocos de perguntas foram equacionados de modo a diminuir a relevância dos impactos dos cenários Global e Econômico, e aumentar a das questões relacionadas às performances Operacional e de Relacionamento com o Franqueado. E, ainda, foi utilizado um indexador que equalizou as notas dos franqueadores que atuam em segmentos impactados negativamente pela pandemia.
Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, a cada ano as marcas estão se profissionalizando e com a pandemia, esse Selo representou uma superação. “Todos sabem o quanto foi um ano difícil. O Selo de Excelência da ABF serve como um estímulo para todas as franquias melhorarem ainda mais. Essa vitória é um grande exemplo de força e superação que essas marcas passam como exemplo das boas práticas, de perseverança e resiliência”, destaca o presidente.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.