O método de estudo da Kumon está presente em mais de 50 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. Para o Brasil o plano da marca é abrir 100 novas unidades este ano. Conversamos com Leandro Porto, o porta-voz da maior franquia de educação do país, para entender melhor o plano de expansão. Confira!
Como é o processo de escolha do franqueado?
A escolha de um franqueado é realizada através de um processo de seleção e capacitação, o qual tem duração entre 4 e 7 meses. Durante o processo, são desenvolvidas as seguintes capacidades no futuro franqueado: comunicação, divulgação, administração e orientação. Buscamos transmitir todo o know-how sobre a aplicação da metodologia Kumon para o futuro franqueado.
Quais habilidades/conhecimentos ele deve possuir?
Para se tornar um franqueado é necessário que que o interessado tenha formação superior completa (não precisa ser na área da educação), ter conhecimentos básicos de matemática, português e inglês, forte desejo de desenvolver pessoas, dedicação integral a franquia, capacidade de organização, capacidade de comunicação presencial e remota, proatividade e vontade de empreender.
Quanto dura o treinamento e há custos para o franqueado?
O treinamento para ser um franqueado Kumon tem duração entre 4 e 7 meses.
Em nosso programa de capacitação, estão inclusos treinamentos nas áreas: pedagógica, administrativas/financeira, marketing e gestão de pessoas. Nosso objetivo é desenvolver ao máximo o franqueado antes do momento da abertura da franquia, para que ele consiga ter bons resultados nos primeiros meses.
Os melhores franqueados da rede se destacam em que?
O desempenho das unidades Kumon está relacionado com o desenvolvimento dos alunos. Quanto mais os alunos se desenvolvem, mais as franquias crescem. O sucesso do franqueado se dá pela aplicação com excelência da metodologia do Kumon e o equilíbrio entre os demais pilares da franquia (divulgação, comunicação e administração).
Em quais praças a expansão será feita?
A previsão é abrir 100 unidades em 2022. Em relação ao número de unidades, a rede espera um crescimento acima de 30%, quando comparado com 2021, e mais de 20% em relação ao ano de 2020.
As regiões onde estarão as novas franquias serão Sudeste (49), Sul (19), Centro-oeste (15), Nordeste (14) e Norte (3).
Este ano, as cidades de Capanema (PA), Cruz das Almas (BA) e Santa Cruz do Capibaribe (PE), que ainda não contavam com franquias do Kumon, poderão oferecer o método de estudo aos moradores. A expansão da rede é nacional e os grandes centros recebem boa parte das franquias da marca. Mas, a maior unidade do Kumon fica em Roraima, com quase mil alunos matriculados.
Há ajuda na escolha do ponto?
Para definir a região de abertura de unidade, o Kumon trabalha com uma ferramenta de geomarketing e com análise de uma equipe de campo. Antes da abertura, o Kumon, junto com o novo franqueado, avalia o estudo da área de interesse para ver qual é o melhor ponto para a abertura, o ideal é que a unidade esteja localizada em um lugar de fácil acesso e visibilidade do público.
Quais as características que a cidade/bairro deve ter para receber uma unidade?
O Kumon avalia todas as regiões do país para aprovação do local para abertura de uma franquia Kumon. São feitos vários estudos de mercado para checar a viabilidade de negócio e concentração do público-alvo na região. O local precisa ter um bom fluxo de pessoas e comércios próximos compatíveis com o nosso público.
Antes da inauguração, a região passa por uma avaliação criteriosa, onde é certificado se a região está com as condições ideais para abertura de uma franquia do Kumon. Atualmente temos mais de 180 que já passaram por essa avaliação criteriosa e que estão disponíveis para abertura de uma nova franquia.
Há consultoria de campo? O consultor auxilia o franqueado em que?
O Kumon oferece suporte pré e pós-abertura da franquia. O franqueado conta com visitas regulares dos consultores de campo, treinamentos, consultorias administrativas, consultorias pedagógicas e consultorias de marketing.
Como a marca passou pela pandemia? Unidades foram fechadas?
Em 2020 a rede abriu 84 unidades no Brasil e em 2021 foram 75 novas franquias.
Até 2020, o atendimento aos alunos sempre foi 100% presencial. O isolamento social imposto pelo COVID-19 impôs que tudo fosse realizado de maneira online e com as ferramentas disponíveis no momento. Foi um período de muito trabalho e aprendizado para as franquias e franqueador. Uma corrida contra o tempo e no rumo do desconhecido, pois ninguém sabia por quanto tempo as unidades ficariam impossibilitadas de atender presencialmente os alunos.
Foi um grande desafio para todos, mas esse desafio foi rapidamente superado pela força que os franqueados Kumon possuem. Essa força é originada no forte sentimento de fazer o melhor para os alunos, de buscar o que for possível para que os alunos não interrompam seus estudos pelo Método Kumon e com isso continuem no mesmo ritmo de desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e do autodidatismo.
Hoje, com o formato híbrido mais estabelecido em todas as unidades da rede, com atendimento remoto e presencial, o objetivo é aprimorar a comunicação com os franqueados e o sistema online para continuar oferecendo aos pais e alunos a excelência do método de estudo Kumon.
Quais os planos para o futuro?
O desafio Kumon é, conquistar até 2025, 350 mil alunos e chegar à marca de 2.500 unidades na América do Sul.
Tendo como pilar a filosofia e os valores do método Kumon, vamos enfrentar com coragem as transformações da sociedade e formar uma estrutura que nos permite continuar a crescer continuamente. Trabalharemos incansavelmente para transmitir nossos valores para as gerações futuras, priorizando cada vez mais elevar nossos contribuição para a América do Sul e fazer o Kumon ser reconhecido como um método inovador.