2022 poderá ser um grande ano para as mulheres no empreendedorismo, que hoje lideram a maioria dos empreendimentos iniciantes. Segundo pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2021, há 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. Compondo esse número, Karina Araújo Pane e Varinia Ferrero inauguraram mais uma franquia da AD Clinic em São Paulo, no bairro de Itaim Bibi. O público prestigiou o coquetel de inauguração, conheceu o espaço e as mais modernas instalações da clínica.
As mulheres são maioria no segmento de empreendedores iniciantes, conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP). Um total de 15,4% das mulheres possui um negócio com até 35 anos, enquanto os homens respondem por apenas 12,6% da amostragem. Na capital paulista, onde a tendência de crescimento do segmento de Beleza e Estética está em alta, muitas delas investem no setor. Afinal, a cidade é o principal destino brasileiro pela procura por procedimentos estéticos não invasivos. Foi justamente esse cenário que atraiu as franqueadas da Ad Clinic Itaim Bibi Karina Araújo Pane, 38 anos, e Varinia Ferrero, 36 anos, a empreenderem no ramo.
Após as flexibilizações das medidas sanitárias e a abertura das clínicas, empresários do setor de saúde e estética sentem a retomada da economia com aumento na procura por tratamentos e anúncio de abertura de novas unidades. Cientes desse crescimento e com foco na estética corporal e facial, as empresárias Karina Araújo Pane e Varinia Ferrero inauguraram a franquia para atender à crescente demanda da região e já enxergam os resultados que vão surgir.
A Ad Clinic Itaim Bibi conta com uma instalação de 300m² para oferecer procedimentos de harmonização facial, botox, preenchimento, depilação a led e tratamentos corporais como lipoaspiração sem cortes, massagens e muito mais. Destaque ainda para o programa de emagrecimento com método exclusivo, no qual é possível eliminar 15 kg em apenas 60 dias.
Até escolher a franquias de sucesso Ad Clinic, Karina explica que houve muito estudo e análise de mercado. As aulas da faculdade a motivaram ainda mais a querer ter o próprio negócio. “Eu fui atrás, lia muito sobre o assunto do ramo da beleza para saber as chances de sucesso, que aliás são todas”, conta, lembrando que desde quando cursava a faculdade de Economia pesquisava sobre franquias e participava de feiras do setor.
Impulsionado pelo empreendedorismo, o setor de franquias corresponde a 2,7% do PIB nacional, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que estima uma recuperação mais consistente do setor no primeiro semestre de 2022. O faturamento das empresas ficou em R$ 167 bilhões em 2021, com estimativa de crescimento de 8% neste ano.