A Rede iGUi — líder global na fabricação e comercialização de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) — registrou forte crescimento de sua receita em 2021, comparado ao ano anterior. O faturamento da rede formada pelas franquias iGUi, Splash, UNLIMITED e TRATABEM cresceu 77% no período, totalizando R$ 1,682 bilhão. Somente no Brasil, a marca alcançou uma receita da ordem de R$ 1,467 bilhão. No exterior, onde a iGUi está presente em 54 países — sendo uma das marcas mais internacionalizadas do Brasil — o faturamento chegou a mais de R$ 215 milhões. No ano passado, a rede de franquias de piscinas havia registrado um crescimento recorde, cuja receita aumentou 103% frente a 2020 (ano de início da pandemia), saltando de R$ 495,845 milhões para R$ 952,740 milhões. Apenas a TRATABEM — especializada na assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas — registrou um crescimento também considerável de 70% em sua receita na comparação entre 2021 e o ano anterior.
A iGUi celebra também ter superado a marca de mil unidades em operação, alcançada também em 2021. Atualmente, a Rede conta com mais de 1.200 franquias e está presente em 54 países, nos cinco continentes, além do Brasil.
A forte alta do faturamento da iGUi, mesmo em um ano ainda marcado pela pandemia da Covid-19, baseia-se em alguns fatores principais. Do ponto de vista interno, a franqueadora manteve sua gestão eficiente, evitou que houvesse desabastecimento da rede e ampliou as vendas nos canais digitais, entre outras razões. Externamente, a ressignificação dos lares como espaço de trabalho, estudo e lazer, e a execução de reformas que incluíram a instalação de piscinas, também contribuíram para tal aumento da receita. Esses fatos explicam, ainda, porque o segmento de Casa e Construção, ao qual pertence a Rede iGUi, foi o que mais cresceu em 2021. De acordo com o balanço do setor de franquias divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Casa e Construção teve um faturamento 19,3% maior no ano passado frente a 2020. Foi o segundo ano consecutivo em que o segmento ligado à construção civil, que também registrou alta, liderou o crescimento do mercado de franquias.
Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi, destaca a importância das ações adotadas pela franqueadora e do papel dos franqueados para que os bons resultados fossem alcançados. “Foi muito importante mantermos o direcionamento estratégico da Rede adotado desde o início da pandemia e estarmos ainda mais presentes no dia a dia dos nossos franqueados, além de intensificarmos a capacitação online deles por meio da nossa universidade corporativa, a UniGUi. Também foi fundamental a dedicação dos próprios franqueados, que entenderam rapidamente que as vendas deveriam ser mantidas. O aumento da demanda por piscinas no mercado, favorecido pelas medidas de isolamento social e da valorização do bem-estar familiar e dos próprios imóveis, também foram elementos fundamentais para o crescimento das nossas marcas no ano passado, repetindo o ótimo desempenho que tivemos em 2020”, comemora.