Após cinco meses de negociação, o Grupo Petland&CO, holding responsável pelas franquias Petland e Dra Mei, anuncia a entrada do Grupo Jereissati na operação com 20% de participação. Reconhecido como um dos maiores grupos privados do país e ações na B3, a companhia faz sua estreia no mercado pet. As condições do acordo societário preveem que os Jereissati podem chegar a 25% nos próximos 12 meses.
Segundo Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland, o modelo de negócios com foco em serviços e lojas de bairro chamou a atenção dos investidores. “Nossa operação é sustentável e se tornou a ‘terceira via’ para os micro e pequenos empreendedores, indo na contramão dos players que apostam em autoserviço, megalojas e preço”.
“A proposta de valor da Petland é especial. Empodera o pet shop de bairro que, hoje, representa cerca de 70% do mercado e se beneficia da alta recorrência dos clientes com os serviços de banho, tosa, entre outros. A Petland permite a esse empreendedor se conectar a uma plataforma que viabiliza escala e melhores condições de compra junto à indústria, força de marca, gestão e tecnologia”, afirma Pedro Jereissati, CEO do Grupo Jereissati e da Cadonau Investimentos.
O investimento será aplicado em quatro frentes de expansão dos negócios da Petland, sendo um deles a conversão de bandeira com financiamento de 150 lojas, das 365 que atualmente integram a rede. Albuquerque explica que desse total de unidades, 213 são de empresários que participam do Programa Afiliados.
Criado em abril de 2020, o programa oferece um pacote de benefícios online apoiado em conteúdo e gestão, além de uma agenda de cursos e treinamentos para os interessados. O afiliado também pode vender online, ter acesso a ferramentas de marketing e ao centro de compras.
A área de compras e distribuição de produtos também está contemplada, cuja a operação será liderada pela equipe da Petland e com capital próprio, advindo da captação realizada.
O objetivo é ampliar a verticalização de produtos na Petland&CO, possibilitando melhores condições de preço e prazo à rede franqueada e afiliados. Com isso, haverá também um ganho na qualidade e eficiência do serviço e distribuição.
Outra parte dos recursos financeiros está alocada para o planejamento de 2022 com investimento na digitalização dos serviços de banho e tosa, e-commerce e a contratação de profissionais para várias áreas de negócios da companhia. “Iremos aumentar a densidade de talentos, contratando pessoas para todas as áreas, principalmente para marketing, tecnologia e operações”, afirma Albuquerque.
Com a entrada dos novos investidores, a empresa tem como objetivo acelerar de forma significativa sua expansão e eficiência da operação como um todo, impulsionado também pelo bom desempenho do setor pet, que deve movimentar R$ 46,5 bilhões em 2021, de acordo com o Instituto Pet Brasil. “Até o final deste ano, chegaremos a 370 lojas e o faturamento da rede deve atingir os R$ 300 milhões”, antecipa o executivo. Dentre as cidades-alvo para expansão estão as localizadas no interior de São Paulo e nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.