A rede de franquias Frango no Pote, fundada em 2012 em Brasília, no Distrito Federal, vai participar pela primeira da Expo Franchising ABF Rio 2021, que acontece de 11 a 13 de novembro, presencialmente, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
Carlos Augusto Jr, CEO da Frango no Pote, diz que a rede tem expectativas altas com sua participação no evento, devido à reabertura do mercado e aquecimento da economia. “Entendemos que o boom econômico está para acontecer”, diz.
Atualmente, a Frango no Pote tem uma unidade em operação no estado do Rio de Janeiro e mais cinco em implementação. “Vemos um mercado com alto potencial de expansão e franqueados focados em fazer acontecer”, afirma Jr.
A marca está presente em 20 estados, com 50 lojas abertas e mais 54 contratos vendidos em processo de implementação. O investimento inicial em uma loja é a partir de R$ 199 mil. O foco são unidades de rua.
A rede fechará o ano de 2021 com 62 unidades em todo o país.
Frango no Pote cresce na pandemia
Em 2020, mesmo com a pandemia, o faturamento da Frango no Pote subiu 17% e chegou a R$ 25 milhões. No primeiro semestre de 2021, o crescimento alcançado foi de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.
O bom resultado de 2020, e também deste ano, é consequência da estratégia de delivery adotada em 2019. “Nem imaginávamos que a pandemia estava por vir, mas sabíamos que o delivery era uma boa estratégia para o nosso negócio”, afirma Jr, 23 anos, filho do fundador da marca, Carlos Augusto Nepomucemo da Silva. Os dois estarão na Expo Franchising ABF Rio 2021.
O iFood foi um grande parceiro nessa estratégia. Com vendas delivery exclusivas por essa plataforma, a Frango no Pote viu o faturamento via entregas passar de R$ 300 mil por mês em 2019 para R$ 2,3 milhões por mês em 2020. Em 2021 essa receita já subiu ainda mais, e está na casa dos R$ 3,3 milhões por mês somente com delivery. “Estruturamos nosso processo de entregas, melhoramos o delivery e focamos na parceria exclusiva com o iFood, que nos deu bastante visibilidade”, explica Jr.
Da churrasqueira de casa para todo o Brasil
Em 2012, a Frango no Pote nasceu de uma forma bem caseira – literalmente. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011, Carlos Augusto Nepomucemo da Silva, conhecido como Carlão, hoje com 49 anos e diretor financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria.
“Desenvolvemos uma marinada do gosto do brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva”, comenta Jr, formado em gastronomia e responsável pelo cardápio que a Frango no Pote oferece hoje aos clientes.
Na época da fundação da empresa, no entanto, ele tinha apenas 12 anos. “Meu pai fritava os frangos e eu cuidava das embalagens”, lembra. “Eu já era apaixonado por culinária, assistia vários programas sobre o tema e fazia cookies para vender na escola e ganhar meu próprio dinheiro.”
Os frangos começaram a ser fritos em uma fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.
Com o sucesso das vendas, os amigos começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade, e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e começou a vender novas lojas pelo sistema de franquias.
Cada unidade aberta da Frango no Pote emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três colaboradores, hoje emprega cerca de 40 funcionários.