Apesar da pandemia e da recessão econômica que o país vem enfrentando no último ano, o setor de franquias tem projeções otimistas para 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento do setor mostra forte recuperação, com crescimento de cerca de 48% no 2º trimestre de 2021 em comparação com igual período de 2020. A projeção do ano, de acordo com a entidade, também vai bem: crescimento na ordem de 8% no faturamento e 5% em número de unidades franqueadas.
A procura por franquias, de acordo com especialista, aumentou principalmente pelas facilidades oferecidas e por não necessitar de um grande investimento financeiro. Na Baixada Santista, por exemplo, que apresentou um crescimento de 10% do setor no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período de 2020, os segmentos de alimentação, saúde, beleza e moda são os que lideram.
É o caso do Sr. Espetto e da Fast Escova, dois exemplos de sucesso de franquias que já operavam em outras regiões e foram recentemente inauguradas em Santos. Presente em mais de 80 cidades em diferentes estados brasileiros, a unidade Sr. Espetto santista está no bairro da Ponta da Praia e já se tornou um dos points da cidade para quem busca por alimentação.
“Estamos localizados em um dos bairros que mais crescem em nossa cidade. Por isso, nossa expectativa está bem otimista para este ano, tendo em vista que o espetinho é algo que agrada a todos os públicos. E com a volta gradativa do comércio, as coisas só tendem a melhorar”, comenta o proprietário da Sr. Espetto Santos, Gabriel Brogio.
A Fast Escova, que está localizada no bairro do Gonzaga e é uma marca nascida em Goiânia, atualmente é considerada uma das franquias de maior expansão no país com presença em mais de 50 cidades, em diversos estados brasileiros. Com serviços de escova, maquiagem, manicure em apenas 40 minutos, o franqueado aposta nos diferenciais que oferece e acredita que 2021 tem tudo para dar certo. “Acreditamos que nossa unidade, que está localizada em ponto estratégico na cidade, será um grande sucesso. O conceito da marca é sensacional, atendendo a diversos tipos de públicos”, analisa a franqueada Katia Fares Mahfourd.