Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o ritmo de expansão mais forte e as perspectivas econômicas relativamente melhores levaram o setor a registrar um crescimento nominal de 6,8% em 2019, e engajou R$186,75 bilhões na economia. Sendo assim, novas marcas foram criadas e, com isso, o ambiente econômico cresce, estendendo o cenário positivo de 2020, para 2021.
Há uma previsão de 8% a mais no faturamento e um aumento de 6% em novas unidades do segmento de franquias, e os empresários estão investindo em baixa para ganhar quando o setor estiver em alta. Uma delas é a Ad Clinic, que atingiu o projeto de expansão de R$ 24 milhões de reais. A rede inovou na estratégia e conseguiu cresceu em 523% nas vendas pela internet e presencial.
Rodrigo Nunes, CEO da rede, começou com 5 mil de caixa, e entregando panfleto pelos bairros de Curitiba. “A única certeza que eu tinha era onde eu queria chegar”, diz o CEO, ao afirmar que não sabia exatamente o tamanho da proporção que a clínica teria, mas que sabia que seria grande.
A clínica criou a sua própria formula de expansão, e o ano de 2020 foi a confirmação de que seria um grande ano. Em dezembro bateram a marca de 60 franquias, e no começo do ano estavam com 15. “Minha esposa trabalhava na clínica enquanto eu vendia os tratamentos, trabalho em equipe é fundamental para enfrentar os dias cinzas”. Diz Rodrigo ao afirmar que no ápice da pandemia deu frio da barriga, mas o objetivo foi alcançado pelo trabalho em equipe.
” Batemos a meta antes do esperado, e para esse ano queremos 200 franquias”, comenta Rodrigo Nunes, CEO da AD Clinic.