Melhorar o processo produtivo das empresas é o grande desafio das produtoras de softwares de gestão empresarial. Uma das ferramentas que vem sendo aplicada com sucesso e que já tomou conta do setor é o uso de inteligência artificial para gerir as demandas.
Otimizar a produtividade evitando processos manuais e complexos é uma das funções da inteligência artificial que é capaz de tomar decisões e executar funções básicas que seriam feitas por seres humanos. Chatbots e ERPs estão cada vez mais utilizando essa tecnologia na evolução dos sistemas.
A rede de franquias Gigatron, especializada em desenvolvimento de software, desenvolveu um sistema que gera eficiência e agilidade à rotina organizacional, o GigaERP, com foco principal no varejo. Esse sistema foi especialmente desenvolvido para empresas que buscam realizar a gestão do seu negócio através de controles que atendam todas as necessidades, desde controle e cadastro de clientes, frente de caixa, controle bancário, fiscal e de estoque até a conformidade e atualização com todas as leis fiscais municipais, estaduais e federais, de forma a gerenciar e organizar as rotinas de uma empresa.
Em 2020, a Gigatron lançou no mercado o Dot Bank, primeiro banco digital no sistema de franquias. Voltada às empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento, a plataforma tem foco em pagamentos, recebimentos, conciliações e automação de finanças com integrações em software de gestão.
Assim, agora em 2021, a Gigatron está integrando os dois sistemas com a utilização IoT. “Com o uso da internet das coisas se popularizando, a Gigatron e Dotbank decidiram investir nesse mercado potencializando ainda mais os resultados e democratizando o acesso dessas ferramentas por meio da tecnologia, permitindo que pessoas que antes não conseguiam trabalhar por alguma deficiência motora agora consigam ter acesso e ser competitivo no ambiente de trabalho, pois o uso das mãos e da coordenação motora não é mais tão importante por causa do comando de voz”, explica Salomão.
Gigatron e Dot Bank criaram e programaram a tecnologia para reconhecer os usuários das ferramentas que já estão conectados na Alexa, assim, o processo é tão simples quanto usar algum software com o login do facebook. Para a aplicação, estão usando um dispositivo Echo, da Amazon, que permite receber instruções por voz e a inteligência artificial interpreta o comando e processa a resposta. “É nítido o ganho de performance e produtividade quando utilizamos essa tecnologia, pois, não precisamos imputar e filtrar nenhum tipo de informação para extrair um resultado, basta apenas tratar a Alexa como se fosse uma pessoa e interagir com ela.”
Melhorando a performance das empresas
Praticamente todas as rotinas da empresa podem ser realizadas por comando de voz, mas algumas delas exigem uma segurança maior, que é o caso de transferência de dinheiro e pagamento de contas, nesses casos é exigido uma chave dupla de segurança.
Hoje, o que acaba tendo mais sentido são os envios de informações por comando de voz, perguntando coisas simples mas que constantemente o empresário precisa saber ou verificar, como: Qual meu saldo bancário?; Quanto minha loja vendeu hoje?; Qual vendedor vendeu mais?; Qual o estoque de do produto x?, por exemplo.
Essas e outras informações estão no cotidiano do administrador e gestor, com a integração é possível ter acesso à elas em tempo real
“Essa integração com IoT vem para melhorar a performance das empresas assim como prover acesso às pessoas com deficiência, mas é importante ressaltar que somente a Alexa sem o conjunto de produtos Gigatron/Dot Bank não conseguem resolver os problemas apontados, assim, podemos dizer que o conjunto de produtos que criamos mais a Alexa é uma poderosa ferramenta para ganho de produtividade e inclusão social”, salienta Salomão.