O Mercadão dos Óculos, a mais premiada rede de óticas do Brasil e uma das maiores do país, continua em plena expansão durante a pandemia. Em outubro, a franquia inaugurou 19 unidades em nove estados.
As inaugurações foram nas cidades de Buritis (MG), Guarapari (ES), Indaiatuba (SP), Jaciara (MT), Juara (MT), Lauro de Freitas (BA), Monte Aprazível (SP), Nova Iguaçu (RJ), Paracatu (MG), Paranaguá (PR), Parobé (RS), Prudentópolis (PR), Presidente Epitácio (SP), Paiçandu (PR), Ribeirão Pires (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Tijucas (SC) e Vacaria (RS). Atualmente a rede possui mais de 450 unidades.
“Somos uma das poucas franquias do setor que mantém a expansão em larga escala, em todo Brasil, apesar da crise causada pela pandemia”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.
Muitas das novas unidades pertencem a multifranqueados da própria rede, como no caso das lojas em Parobé, Presidente Epitácio, Ribeirão Pires, São José do Rio Preto e Paracatu. “Esse é um movimento cada vez mais comum dentro do Mercadão dos Óculos. Hoje, 50% das óticas pertencem a multifranqueados”, diz Fábio Nadruz, diretor de operações da rede. Nadruz ainda ressalta que 90% dos franqueados, antes de adquirir a franquia, possuíam pouca ou nenhuma experiência no ramo.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor vem se recuperando. Em julho, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual o Mercadão dos Óculos faz parte, apresentou a menor perda de todos: 2%. “Em maio, o Mercadão dos Óculos já apresentava uma retomada em V. Até o momento, inauguramos 91 unidades e temos a previsão de chegar em 120 neste ano”, destaca Freitas.
Franquia consagrada
Neste ano, o Mercadão dos Óculos recebeu pela quarta vez consecutiva (2017-2020) os dois principais prêmios do setor, o Selo de Excelência em Franchising, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e o Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sendo a única ótica a receber o Selo 5 Estrelas.
“Somos a rede de óticas mais bem avaliada do Brasil. No ranking da PEGN, ficamos em primeiro lugar entre as óticas no segmento de Saúde e Bem-Estar”, acrescenta Freitas.
Recentemente, a rede ainda conquistou o RA1000, que destaca as empresas que possuem um excelente nível de atendimento no portal ReclameAQUI®. O Selo é considerado o Oscar do atendimento ao consumidor no pós-venda e mostra o compromisso da marca com os clientes, elevando seu grau de confiança em produtos e serviços. Atualmente, a nota do Mercadão dos Óculos é 9.3, uma das maiores do portal.
Negócios e inovação
Em dezembro de 2019, O Mercadão dos Óculos anunciou o lançamento da coleção LS&YOU Eyewear, linha de óculos exclusiva do cantor Luan Santana, composta por mais de 60 modelos nas opções solar e de grau. Nesse mesmo período, o Mercadão dos Óculos iniciou as vendas pelo e-commerce, dando início a uma nova fase da rede rumo ao modelo omnichannel, uma tendência mundial das empresas.
Em maio deste ano, em plena pandemia, o Mercadão dos Óculos lançou uma nova tecnologia de venda: o VisioLens. Na prática, a venda é realizada por meio de um tablet, onde o cliente pode ver em tempo real os efeitos de sua lente.
Mais recentemente, em setembro, o Mercadão dos Óculos anunciou uma parceria com a Marcolin – uma das maiores empresas do mundo no ramo óptico – para a venda exclusiva no Brasil das marcas Gant e Skechers.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.