O Mercadão dos Óculos anuncia mais uma conquista! A rede é a única franquia de óticas do país a receber a classificação 5 estrelas (excelência) no prêmio Melhores Franquias do Brasil – um dos mais importantes do setor –, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Além disso, no segmento de Saúde e Bem-estar, a marca é a primeira colocada entre as óticas.
“Esta é a quarta vez consecutiva que o Mercadão dos Óculos recebe 5 estrelas. Hoje, somos a única rede de óticas em todo Brasil a obter o mérito de excelência em franchising”, comenta Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.
Em maio, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu, também pela quarta vez seguida, o Selo de Excelência em Franchising, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Trata-se de um prêmio concedido apenas às principais franquias do Brasil, em um universo de quase 3 mil marcas, segundo a entidade do setor.
“O Mercadão dos Óculos faz parte de um seleto grupo de franquias que, em menos de dez anos de franchising, já conquistou os dois principais prêmios do setor quatro vezes seguidas”, destaca Fábio Nadruz, diretor de operações da rede.
Outro prêmio conquistado foi o RA1000, que destaca as empresas que possuem um excelente nível de atendimento no portal ReclameAQUI®. O Selo é considerado o Oscar do atendimento ao consumidor no pós-venda e mostra o compromisso da marca com os clientes, elevando seu grau de confiança em produtos e serviços. Atualmente, a nota do Mercadão dos Óculos é 9.3, uma das maiores do portal.
“Isso nos torna a rede de óticas mais premiada do segmento, e a que mais cresce em todo Brasil, oferecendo um modelo de negócio rentável ao franqueado, além de produtos e suporte de alta qualidade”, ressalta Freitas
Neste ano, apesar da pandemia, o Mercadão dos Óculos já inaugurou 72 lojas e comercializou outras 100. Hoje, possui mais de 450 franquias em todos os estados.
Trajetória de sucesso
O Mercadão dos Óculos vem anunciando novidades para a rede. Em 2019, umas das principais foi o lançamento da coleção LS&YOU Eyewear, linha de óculos exclusiva do cantor Luan Santana, composta por mais de 60 modelos nas opções solar e de grau.
Nesse mesmo período, o Mercadão dos Óculos iniciou as vendas pelo e-commerce, dando início a uma nova fase da rede rumo ao modelo omnichannel, uma tendência mundial das empresas. “Ao integrar os canais de venda, entregamos uma experiência completa ao consumidor e facilitamos o processo de compra”, explica Freitas.
Em maio deste ano, em plena pandemia, o Mercadão dos Óculos lançou uma nova tecnologia de venda: o VisioLens. Na prática, a venda é realizada por meio de um tablet, onde o cliente pode ver em tempo real os efeitos de sua lente. “Com isso, a compra fica mais didática e o consumidor se sente mais confortável para investir em lentes de maior qualidade, o que ajuda a aumentar o ticket médio das lojas”, comenta Nadruz.
Mais recentemente, em setembro, o Mercadão dos Óculos anunciou uma parceria com a Marcolin – uma das maiores empresas do mundo no ramo óptico – para a venda exclusiva no Brasil das marcas Gant e Skechers. “Esse movimento irá atender uma nova parcela de clientes, que aos poucos vem se aproximando da rede”, diz Freitas.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.