Devido à pandemia causada pela Covid-19, a maioria das empresas tiveram que fechar suas portas, principalmente para evitar a aglomeração de pessoas – uma das principais formas de propagação e transmissão do vírus. Ao mesmo tempo em que cumpriam as medidas estabelecidas pelos governos em cada região do país, muitas delas tiveram que se atualizar, seja para se manterem no mercado ou mesmo continuarem crescendo e faturando.
Empresas que decidiram continuar funcionando, mas com outros modelos de serviços, conseguiram crescer nesses meses de pandemia. De acordo com a Fundação do Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) aumentou 16,2 pontos no mês de junho, alcançando 77,6 pontos, a maior variação positiva da história. Esses dados mostram que a indústria aos poucos vai voltando ao seu normal.
Rede de corretora de seguros, Seguralta, não parou com o trabalho, ao contrário. Após o decreto de isolamento social, a rede adotou o modelo Home Office para todos os funcionários. Antes da pandemia, a Seguralta somava um faturamento de R$ 260 milhões no semestre, e atualmente esse valor aumentou para R$ 300 milhões, mostrando que o mercado de seguros foi um dos segmentos mais valorizados durante esse período. “Esse crescimento da rede se deu devido às ações e planejamentos que já tínhamos antes da pandemia, então quando ela chegou, já estávamos preparados”, comenta Nilton Dias, o Diretor Comercial da rede. A Seguralta pretende ter um crescimento de 20% em relação ao ano passado para os próximos meses.
Outro setor que cresceu durante a pandemia, foi o de alimentação. O Brasileirinho Delivery, rede de franquias especializada em comida típica brasileira servida na caixinha, cresceu 3,5% na procura pelo serviço, mostrando que o brasileiro mesmo em isolamento social, continua pedindo comida por aplicativo. “O crescimento da rede durante esse período foi excelente, o Brasileirinho Delivery está faturando cerca de R$ 4,5 milhões mensalmente”, comenta Jhonathan Ferreira, sócio da rede. O Brasileirinho Delivery planeja manter o crescimento de 1 a 2% ao mês.
Já a rede N1 Chicken, especializada em delivery de frango frito, teve um incremento de 60% no faturamento durante o período de isolamento social. “Desde a primeira semana que foi aconselhado a quarentena, nossas vendas cresceram consideravelmente”, pontua Luiz Henrique Castro, Gerente de Expansão da marca. O N1 estima que nos próximos meses esse crescimento se mantenha até o final do ano.
O segmento de estética, também conseguiu se manter e algumas empresas inclusive cresceram durante a pandemia, como é o caso da Phi Concept, rede de franquias especializada em procedimentos estéticos faciais. A rede registrou um crescimento de faturamento de 52% nos meses de pandemia e de 35% se comparando o primeiro semestre de 2020 com a média anual de faturamento de 2019.
“Para conseguirmos esse crescimento, facilitamos as condições de pagamentos, focamos na comercialização de pacotes de procedimentos complementares e nos programas de relacionamento e na fidelidade com os clientes e com os profissionais da área de beleza que indicam os nossos serviços”, comenta, Richard Mendonça, CEO da Phi Concept.
A Phi Concept pretende manter esse crescimento com foco direcionado para a qualidade dos atendimentos e procedimentos executados, confirmando no mercado uma marca referência em segurança, qualidade e naturalidade nos resultados dos seus clientes.
Já no setor de limpeza, embora as pessoas tenham ficado receosas em receber pessoas em casa ou mesmo nos ambientes corporativos, a higienização e limpeza em residências e empresas é um fator essencial, uma vez que é uma das maneiras de evitar o contágio da Covid-19. A rede de franquias, Mary Help, pioneira no Brasil para seleção e intermediação de diaristas e mensalistas, , por exemplo, já está praticamente recuperando seu ritmo, atingindo cerca de 80 a 90% do faturamento que possuía antes da pandemia.
Para manter esse crescimento, uma das saídas foi o lançamento do tratamento para sanitização de ambientes que reduz a chance das pessoas se infectarem por vírus – incluindo o novo coronavírus, bactérias e fungos. O serviço foi lançado no início da pandemia e foi importante para a retomada da rede.
“Nosso faturamento chegou a cair 70% no início da quarentena, os clientes tinham receio de ter diaristas em casa. Foi daí que encontramos uma maneira de lançar um serviço que ajudaria a aumentar nosso faturamento e que ajuda as pessoas no combate ao novo coronavírus. A desinfecção feita de forma correta é uma das formas mais eficientes de proteger as pessoas, tendo em vista que o contágio pela Covid-19 se dá, justamente, pelo toque e contato com superfícies contaminadas”, explica José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help.
Já a Arena Baby, rede de franquias especializada em brechó infantil, percebeu um espaço a ser ocupado através do isolamento social. Com as portas fechadas, a marca passou a comercializar suas peças através das redes sociais, além da criação de um marketing place a nível nacional. “Logo no primeiro dia que anunciamos as vendas online, recebemos mais de 100 mensagens de mães querendo comprar os produtos divulgados”, comenta Gustavo Andreoli, Gerente de Operações da rede.
Hoje, com três meses da reabertura das lojas, a rede percebeu um crescimento constante pela busca de produtos. “Nos primeiros dias, tivemos lojas atingindo excelentes resultados enquanto outras sentiram maiores impactos. Hoje, cerca de 70% das unidades já estão faturando igual – ou acima do normal – ao compararmos ao período pré-Covid”, pontua.
Mesmo com o cenário de incertezas, a marca conseguiu inaugurar duas unidades e conta com mais três em fase de implantação. “Nossas expectativas para a rede são bem otimistas. Isso porque a maior parte das lojas já está performando dentro das metas estabelecidas. Uma das grandes vantagens do nosso modelo de negócio é a regularidade de resultados durante o ano inteiro”, analisa Gustavo.
Outro segmento que está ganhando força com a reabertura do comércio é o de educação. O Instituto Gourmet, rede de franquias de ensino profissionalizante em gastronomia informa que desde que as aulas presenciais voltaram, houve um crescimento de 76%. “Durante esse período de isolamento, percebemos que houve uma maior proximidade com o franqueado e os alunos e procuramos utilizar isso a nosso favor, incorporamos na nossa rede o ensino hibrido e a aceitação está alta”, comenta Gláucio Athayde. Mesmo com a pandemia, a rede projeta um crescimento de 34% em comparação ao ano passado.