Óticas Diniz investem em capacitação à distancia na quarentena

Qualificação de diretores franqueados e colaboradores via ‘Universidade Diniz’ alcançou toda rede

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, as mais de 1.000 lojas das Óticas Diniz – a maior rede de óticas do Brasil – foram impactadas com o fechamento do comércio no país. Apesar disso, a franqueadora não parou e desde a segunda quinzena de março aproveitou o período de isolamento social para treinar todos os seus Diretores franqueados e quase 6.000 colaboradores por meio da ‘Universidade Diniz’, a plataforma de educação corporativa da marca.

“Nosso objetivo foi aproveitar esse período para capacitar toda a rede. Ao mesmo tempo, foi uma forma de contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento contínuo das equipes em áreas importantes do negócio e para a gestão de pessoas, principalmente em tempos de pandemia”, afirma Ariane Diniz, presidente das Óticas Diniz.

Ainda segundo a executiva, a iniciativa visou o fortalecimento da cultura da empresa pós-COVID-19. “O mundo será outro quando a pandemia passar. Por isso, os treinamentos e as reciclagens de conhecimentos tiveram como foco preparar nossas equipes para esse novo cenário. Será mais importante do que nunca mantermos o atendimento de coração, que é referência no mercado, diante de novos protocolos de segurança e proteção e com a mudança no comportamento do consumidor”, destaca.

No total, 100% de toda a rede já passou por qualificação em alguma área. O retorno positivo dos Diretores franqueados e dos colaboradores levaram as Óticas Diniz a planejarem a continuação da capacitação online após o fim da quarentena. “O importante é mantermos todos atualizados sobre temas essências e relevantes para atendermos cada vez melhor aos nossos clientes”, garante Ariane.

Estruturada em três frentes de ensino para aulas à distância, a ‘Universidade Diniz’ ofereceu webnários para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades pessoais, com a participação tanto de especialistas convidados, quanto de profissionais da rede. Na Escola de Pessoas, o foco foram os princípios de liderança, atração e seleção, comunicação e feedback. Na Escola de Negócios, os módulos abrangeram visão de mercado e do setor óptico, além de finanças. E na Escola de Operações, os conteúdos estavam voltados para toda a gestão de processos operacionais, como técnicas de vendas, compras e estoque e marketing de varejo.