Considerado o maior evento de empreendedorismo do Brasil, que aguarda a visita de 140 mil pessoas, a edição 2018 da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP terá como expositora a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A entidade apresenta aos visitantes processos padronizados que auxiliam a administração e elevam as possibilidades de negócios no mundo globalizado. Ao adotar os padrões mundiais GS1, empreendedores podem se relacionar com empresas de qualquer país e ampliar as expectativas de crescimento.
O padrão de identificação de produtos mais conhecido é o código de barras (EAN-13). Ele é o início de todo um processo de gestão dos produtos e de sua logística até a chegada ao consumidor. De acordo com João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “serão demonstradas no nosso espaço aplicações de automação em um cenário realístico como, por exemplo, um leitor de códigos por radiofrequência (RFID) e um checkout automatizado de loja”. “Não é dispendioso para micros e pequenas empresas terem acesso ao universo das grandes redes varejistas a partir dos padrões GS1, pois a filiação à entidade tem custos proporcionais ao seu faturamento anual.”
Entre as soluções que serão apresentadas pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil na feira, estão e-commerce e gestão de estoque. Nas vendas online, o acerto em todas as etapas do processo é fundamental para a satisfação do consumidor. Com um padrão de identificação global e único, o empreendedor tem capacidade de prover informações de qualidade e bem estruturadas nos sistemas automatizados, o que o auxilia no sucesso das vendas. Já na gestão do estoque, a leitura de dados dos lotes de produtos por equipamentos de radiofrequência (RFID) permite o gerenciamento de inventário em nível de última geração para otimizar precisão e tempo.
Ao visitar o estande da associação, os empreendedores vão conferir algumas dessas soluções em uma gôndola simulando um supermercado, com produtos de parceiros. Haverá no espaço da GS1 Brasil pessoal capacitado a atender e associar em tempo real os interessados em fazer parte da entidade. Atualmente, 78% do quadro associativo da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é formado por micro e pequenas empresas, ou seja, 45 mil empresários utilizam os padrões GS1 em seus negócios em diferentes setores do mercado.
Foto: Freepik