A Encontre Sua Viagem, renomada rede de franquias especializada em serviços de turismo no mercado desde 2011, se prepara para apresentar seus modelos de negócio na Feira do Empreendedor 2018. O evento é promovido pelo Sebrae-SP, entre os dias 7 e 10 de abril, em São Paulo, e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo no Brasil, ao unir neste encontro, empreendedores, empresários e investidores interessados em abrir o seu próprio negócio.
A rede, que possui mais de 500 unidades de franquia em todo o país, mantém seu plano de expansão por todo território nacional. Entre as prioridades, o Sudeste, principalmente São Paulo, principal centro financeiro da América do Sul, que recebe diariamente turistas de dentro e fora do Brasil.
Henrique Mol, diretor executivo da marca, acredita que o valor acessível para ser tornar um franqueado, em junção ao desempenho do mercado de turismo, gerará bons resultados. “Acreditamos que fecharemos pelo menos 20 acordos na feira”, revela.
A Encontre Sua Viagem oferece ao investidor duas possibilidades de empreender: por meio da home office e loja física. A primeira exige um investimento a partir de R$7 mil e prazo de retorno a partir de três meses. Já a segunda, investimento inicial de R$40 mil e retorno financeiro a partir de 12 meses.
Desenvolvimento é aliado
Promovido pela ABF (Associação Brasileira do Franchising) no início deste ano, um estudo mostrou que o segundo segmento que mais cresceu no franchising em 2017 foi Hotelaria e Turismo, com alta de 9,7%.
Este ano já começou bem, também! Os turistas estrangeiros injetaram 779 milhões de dólares na economia brasileira em janeiro. Esse é o maior valor para o primeiro mês do ano desde 1990. Justamente em janeiro, passou a valer o visto eletrônico para o Japão, Canadá e Estados Unidos. Ação que deixa o setor otimista. “Nós prevemos que essa ação vá movimentar significativamente a economia nacional, gerando empregos e renda para o país”, comentou.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, medidas de facilitação da entrada do turista estrangeiro gera um incremento de fluxo até 25% entre os países beneficiados. Pela projeção do MTur, o visto eletrônico pode injetar até R$ 1,4 bilhão na economia brasileira em dois anos.
Perfil empreendedor
Apesar da busca por investidores, Henrique releva que este, para se associar à marca precisa apresentar alguns critérios. “Ser comunicativo, ter noções de gestão comercial, além de ser apaixonado por turismo. Esses são os requisitos básicos, já que agregamos à esse conhecimento, o nosso suporte e know-how que ele conduza sua operação”, falou.
Henrique revela que durante os quatro dias de evento haverá em seu stand uma equipe preparada para atender aos visitantes, tirando dúvidas, orientando sobre o mercado e o negócio como um todo.
Plano de expansão
Com foco prioritário na região Sudeste, a Encontre Sua Viagem, se prepara para prospectar sua marca em Vila Velha e Serra do Espírito Santos; Uberlândia em Minas Gerais; Rio de Janeiro e São Gonçalo do Rio e além da grande São Paulo, as cidades localizadas em seu estado, como Guarulhos e Campinas. “Temos um plano de expansão cauteloso esse ano. Aos poucos queremos conquistar as cidades brasileiras e atingir no fim do ano, cerca de 150 franquias”, conta Henrique.
Participações em feira incentivam vendas
O empresário ressalta ainda que a participação da rede nas feiras de empreendedorismo respalda fortemente o crescimento da marca. Ele acredita que o olho no olho, faz diferença na hora de fechar negócio.
O franqueado Anderson Pereira Lima, 38 anos, confirma essa visão. Há um ano ele conheceu a marca por meio da Feira do Empreendedor, e o contato pessoal, fez diferença “Eu estava interessado em abrir meu próprio negócio, então resolvi procurar na feira. Confesso que já gostava da ideia de investir em algo no ramo de turismo, chegando no local, vi a Encontre, analisei a proposta e fechei em seguida. Para analisar o plano de negócio, tive toda a atenção do diretor da rede, e senti muita clareza e segurança por parte dele. Principalmente porque ele tirou todas as minhas dúvidas, que aliás eram muitas, isso me fez sentir muita segurança para concluir o negócio”, conta o empresário que conduz a unidade em Santo Amaro (SP).
Ana Paula Melgaço de São Gonçalo (RJ), junto com seu sócio já vinha estudando a proposta da Encontre Sua Viagem. A empreendedora que conheceu a rede pela internet, ficou sabendo por meio dos profissionais da marca sobre a participação que fariam em uma feira de empreendedorismo, e por isso resolveu ir visitar. “Meu sócio pensou numa agência de viagem por ser um modelo flexível e que permitiria varias formas de trabalho diferente. O fato da Encontre ter muitos fornecedores e não ficar presa apenas a um sistema de venda foi o diferencial que nos convenceu a fechar negócio. E essa informação nós tivemos lá na feira durante uma conversa. O evento foi o estímulo para fecharmos contrato. Não tivemos que nos deslocar para a sede (Belo Horizonte/MG) apenas para conhecer a marca, mas ainda assim conhecemos de perto os profissionais da rede e tivemos acesso a todas as informações sobre o plano de negócio”, conta Ana Paula que hoje está há um ano como franqueada conduzindo um modelo de loja física.
Sobre a Encontre Sua Viagem
Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG). A franquia especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. Com dois modelos de negócio – Loja Física e Home Office, a franquia oferece ao cliente desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos. O negócio se encaixa no modelo de microfranquias e a partir R$5 mil já é possível se tornar um franqueado.