O mercado de franquias é muito amplo, com modelos de negócio que comportam diferentes interesses e estilos de vida dos investidores.
O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Além de conhecimentos técnicos, os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora. É a pioneira a utilizar Realidade Virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. Atualmente, o CEBRAC oferece cursos de Assistente Administrativo, Empreendedor Completo, Atendente de Farmácia, Geração Web, Informática, Inglês, Mecânica Industrial, Logística, Cuidador Completo e Melhor Idade Online.
Investimento total: a partir de R$ 350 mil (não inclui adequação do imóvel)
Taxa de propaganda: não cobra
Royalties: 10% sobre o faturamento bruto
Faturamento bruto médio mensal: R$ 170 mil a R$ 250 mil
Previsão de retorno: 21 a 23 meses
Área para instalação (m²): 250 m²
Rede de franquias de clínicas médicas, a PartMed oferece consultas, exames de diagnóstico, internações e cirurgias particulares, na própria rede ou em hospitais parceiros. A rede atua em um mercado que atualmente apresenta alta demanda, principalmente devido à dificuldade de conseguir atendimento no SUS e à saída em massa dos usuários dos planos de saúde. A PartMed apresenta uma solução para este público, com preços acessíveis e atendimento de qualidade.
Investimento total (R$): 366.000,00
Taxa de Propaganda: 2% a.m. sobre o faturamento bruto
Royalties: 5% a.m. sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal (R$): 406.000,00
Prazo de retorno: 19 meses
Área para instalação: 150 m²
A LifeUSA é uma escola de inglês da qual o tenista Gustavo Kuerten é sócio, com foco em conversação, voltada para jovens e adultos que querem se destacar no mercado de trabalho. Com aulas dinâmicas e interativas, os cursos da LifeUSA fazem com que o aluno se expresse mais e melhor dentro de sala de aula, a partir de situações do dia a dia, e com foco na frequência de palavras que estão associadas à suas necessidades profissionais e pessoais.
Investimento total (R$): 300.000,00
Taxa de Propaganda: não cobra
Royalties (sobre o faturamento bruto): 4 %, cobrança a partir da 250ª matrícula
Faturamento médio mensal (R$): 77.110,00
Prazo de retorno: em média 21 meses
Área para instalação: em média 250m²
Uma das marcas mais tradicionais do mercado de roupas infantojuvenil, a rede de franquia Alphabeto se diferencia por cuidar de todos o processo das peças comercializadas, o que inclui desde a criação de cada item das coleções até os tecidos exclusivos rede.
Investimento inicial: a partir de R$ 315 mil
Taxa de propaganda: 5%
Royalties: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 30 meses
Área da unidade: 50 m²
Casa do Construtor é uma rede de franquias de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia. Com 25 anos de mercado e 248 unidades em operação, a rede faturou no ano passado R$ 200 milhões e pretende crescer esse ano em 20%.
Investimento total (R$): a partir de R$ 555.000,00
Taxa de Propaganda: 2%
Royalties: 8%
Faturamento médio mensal: R$ 90.000,00
Prazo de retorno: até 36 meses
Área para instalação: a partir de 300 m²
A Patroni, rede de franquias especializada no segmento de alimentação, foi fundada há mais de três décadas pelo paulistano Rubens Augusto Junior. Com mais de 210 lojas, a marca é pioneira nas tradicionais pizzas artesanais de forno a lenha dentro de shopping centers e, conta também, com carnes e massas, além da linha exclusiva de parmegianas. Com perfil inovador, a Patroni aposta em parcerias co-branding para oferecer ao consumidor uma experiência de consumo exclusiva. Com quatro modelos de negócios, a rede oferece as categorias Classic, Premium, Expresso e a Casa do Don.
Investimento total (R$): R$ 385 mil a R$ 775 mil
Taxa de Propaganda: 1% para todos os modelos de negócios
Royalties: de 5% a 6%
Faturamento médio mensal: de 130 a 185 mil reais mensais
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Área para instalação: de 33 m² a 300 m²