A franqueadora Água Doce – Sabores do Brasil, com mais de 80 restaurantes distribuídos pelo território nacional, acaba de lançar mais um ciclo do programa ATIM – Aumento do Ticket Médio. Trata-se de uma ação motivacional que visa premiar garçons que apresentem condutas de atendimento e vendas dentro dos padrões oferecidos nos treinamentos da rede, além de possibilitar a percepção em relação aos produtos oferecidos aos clientes – e se estes estão dentro do indicado pela franqueadora como oferta prioritária.
O ATIM tem treinamentos disponíveis na universidade corporativa da Água Doce, a UniÁguaDoce, e vasto material de apoio para que os franqueados possam motivar os colaboradores a se empenhar em participar. “O programa ajuda muito a aprimorar nosso atendimento e, por reflexo, na fidelização do cliente, que se sente mais acolhido”, diz Júlio Bertolucci, Diretor de Expansão da marca.
O ATIM funciona em ciclos, nos quais a franqueadora sinaliza às unidades quais produtos devem ser oferecidos e priorizados. De posse dessas informações, os garçons passam a atuar a partir de fases específicas de atendimento e venda para estes mesmos produtos. Para verificar o andamento deste processo, clientes ocultos circulam pela rede. Quando um garçom atende um cliente oculto e realiza o atendimento dentro do padrão, oferecendo os itens sinalizados e realizando os passos previstos neste procedimento, recebe, na hora, um bônus no valor de R$ 70,00. Os garçons bonificados participam também de um sorteio trimestral, no qual o vencedor recebe R$ 600,00.
A Água Doce é uma franqueadora que investe no relacionamento com seus colaboradores. Há anos, a marca criou os concursos internos Mestre Cuca e Doce Mistura, que promovem ações de valorização das brigadas de cozinha e bar, por meio da criação de receitas que podem entrar para o cardápio da marca. Todas as unidades Água Doce podem participar dos concursos, que também distribuem prêmios em dinheiro.
Outra ação importante da marca é o PEAD – Programa de Excelência da Água Doce, implantado pela franqueadora em 2014 para incentivar e premiar as boas práticas em seus restaurantes, que foi criado de maneira a propiciar a todos os seus participantes – desde as casas menores, que comportam 100 clientes, até as maiores, com capacidade para 400 pessoas confortavelmente sentadas – a mesma chance de mostrar o empenho que permite elevar o faturamento por meio do cumprimento de uma série de metas pré-estabelecidas.